Leitura solidária
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Lobo, Glauco de Andrade e Souza, 1964-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente estudo tem por objetivo apresentar uma proposta de leitura e alfabetização/letramento sob a perspectiva do curso de Alternativas para uma Nova em Educação realizado pelo Universidade Federal do Paraná, setor litoral. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizados diversos encontros entre os participantes do curso de especialização onde através de rodas de conversas, debates e outros instrumentos inovadores fomos capazes de compreender o que significa propor novas alternativas em educação. Além disso o desenvolvimento do projeto foi elencado a partir da relevância de ser realizado em uma escola municipal do município de Guaratuba, com índices baixos de IDEB e da periferia da cidade. Aqui também foi descrito todo o processo de criação do projeto, seus participantes e as características observadas durante a realização dos mesmos. A fundamentação teórica está pautada na importância da leitura para a formação do leitor, como esse processo se dá e a contação de história como uma das formas de se trabalhar tal formação. Por fim, na conclusão a realização de uma autoanálise de tudo que foi realizado e a elaboração de novas perspectivas que podem ser alçadas a partir do que foi construído até agora