dc.contributor.advisor | Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Luiz, Fernanda Post de Carvalho, 1985- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-12T18:35:23Z | |
dc.date.available | 2020-02-12T18:35:23Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58519 | |
dc.description | Orientador : Ângelo Ricardo de Souza | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo teve o propósito de levantar as produções acadêmicas sobre a participação da família na escola, elencá-las e analisá-las sob a perspectiva da gestão democrática, ancorada no artigo 206 da Constituição Federal de 1988, de modo a compreender como o campo da educação tem se debruçado sobre a temática da relação família e escola, em paralelo à ótica da psicologia. Para tanto, um banco de dados foi produzido a partir da pesquisa em repositórios digitais de produção acadêmica. A primeira busca resultou em vinte e um estudos entre artigos e dissertações, majoritariamente do campo da psicologia. Conclui-se com esta pesquisa que as produções acadêmicas versam em grande medida da perspectiva do desenvolvimento humano, onde a família é colocada como a base principal da educação e, por conseguinte, a responsável primeira dos desafios concernentes à relação com a escola. Desta forma, percebe-se a necessidade de se produzir estudos acerca deste tema que transcendam o desenvolvimento do sujeito e que sejam assentados na legislação educacional vigente, marcando papéis e responsabilidades. Finda-se ainda, com a sugestão de ser produzido estudo que analise a realidade das escolas de diferentes contextos sob a luz do marco teórico e legal aqui enunciados. | pt_BR |
dc.format.extent | 50 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Lar e escola | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.title | A produção acadêmica acerca da participação da família na escola analisada sob a perspectiva da gestão democrática (2000 – 2018) | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |