Concepções e práticas inovadoras na escola contemporânea : contribuições para o desenvolvimento profissional docente
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Data
2018Autor
Santos, Cláudia Maria Pienta dos, 1973-
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Resumo: A presente dissertação, investiga os professores que desenvolvem práticas inovadoras em escola públicas e particulares, para identificar concepções, metodologias e estratégias de ensino que dão suporte a este avanço, visando ressaltar os temas, interesses e opções que utilizam, para o enfrentamento das necessidades contextuais de mudança. Propõe-se considerar os processos contextuais, da evolução científica, tecnológica, social e cultural presentes na sociedade atual, inscritos na transição entre modernidade e pós modernidade, cujas tensões interferem nos processos de ensino e formação dos novos sujeitos da escola contemporânea. Para esta contextualização, foram utilizadas as teorizações de Costa (2010), Giroux (1993), Hall (2006), Bauman (2000; 2001, Green & Bigun (1995). Buscou-se situar os saberes docentes, para caracterizar a mobilização dos conhecimentos dos professores inovadores na constituição de sua profissionalidade. Estes estudos foram realizados com base em Tardif (2012), Imbernón (2004), Shulman (1991, 1992, 1997), Nóvoa (1992), Marcelo (1999) e Gauthier (1998). Como questão necessária à pesquisa sobre a formação e atuação docente, buscouse analisar o impacto das propostas curriculares oficiais a partir de autores como Sacristán (1999), Hagemeyer (2006; 2010). Para o estudo dos elementos de construção da formação docente continuada em serviço, buscou-se o apoio de Marcelo (1999;2009), visando o desenvolvimento profissional docente para a escola contemporânea. As questões da tecnologia como avanço de domínio dos professores inovadores, foram tratadas a partir de Belloni (1998), Kenski (2003), Du Gay (1994). A metodologia de pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como base teórica as autoras Lüdke e André (1986) e Chizzotti (2003). Para iniciar a investigação, foi realizado um estudo exploratório inicial para um mapeamento sobre os interesses de pesquisa sobre as práticas de professores inovadores, num rol de teses, dissertações e contribuições científicas, nos anos de 2014 a 2018. Verificou-se que há muitos trabalhos sobre inovação, mas não no âmbito educacional e da escola básica. Numa segunda fase da pesquisa, a seleção realizada, levou em conta os seguintes critérios: professores, em exercício da docência; de escolas públicas ou privadas; que apresentassem uma prática docente que se destacasse por apresentar estratégias diferentes do convencional, ao ensinar; com características novas em sua área de ensino; que apresentassem criatividade, uso de novos instrumentos da mídia digital e outros, desenvolvendo novas metodologias de ensino e estabelecimento de novas relações com outras áreas e linguagens (teatro, literatura, uso de instrumentos da tecnologia digital, etc..), com resultado favorável para a aprendizagem de seus alunos. A investigação do grupo selecionado, foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado em 16 professores, para delinear o perfil do professor inovador. As questões foram selecionadas com relação às identidades (idade, tempo de serviço, formação), e sobre o processo de ensino, as concepções adotadas, como qualificavam os alunos em sua disciplina; as preocupações no ensino dos alunos; as implicações presentes no desenvolvimento de novas práticas, bem como as questões necessárias para o processo de formação docente continuada. Após o levantamento deste questionário, foram selecionados 7 professores, para responder a uma entrevista semiestruturada. Foram selecionados os questionários respondidos com maior compreensão e detalhamento, e desta forma teve-se a possibilidade de maior liberdade de expressão, opiniões e novas ideias. Os professores tiveram como critério nesta fase, a apresentação de uma atividade considerada inovadora, com suas narrativas de objetivos, andamento, estratégias. A pesquisa verificou que os professores pesquisados percebem que a escola se encontra inserida num novo contexto, próprio de em novo momento histórico, e do qual emergem novos sujeitos e demandas para a esfera educacional. Os professores forneceram os indicadores que os leva a buscar inovações em suas práticas, apresentando uma tendência a oferecer novos conhecimentos e destrezas ao utilizar e significar as tecnologias digitais; mostraram nas atividades descritas, o avanço nos encaminhamentos adotados com relação ao trabalho com a leitura, ampliação de visões de mundo, preocupação com o respeito ao outro e à ética na escolarização contemporânea. Importa que as atividades desses professores não sejam isoladas, mas possam ser compartilhadas e a partir de interlocução, interatividade e autonomia. Palavras-chave: Práticas inovadoras; Pós-modernidade; Formação docente continuada; Desenvolvimento profissional docente. Abstract: This dissertation investigates teachers who develop innovative practices in public and private schools to identify conceptions, methodologies and teaching strategies that support this progress, aiming to highlight the themes, interests and options that they use, to address contextual needs of change. It is proposed to consider the contextual processes, of the scientific, technological, social and cultural evolution present in the current society, inscribed in the transition between modernity and post modernity, whose tensions interfere in the teaching and training processes of the new subjects of the contemporary school. For this contextualization, the theorisations of Costa (2010), Giroux (1993), Hall (2006), Bauman (2000, Green & Bigun (1995)) were used to situate teacher knowledge to characterize the mobilization of (1998), Imbernón (2004), Shulman (1991, 1992, 1997), Nóvoa (1992), Marcelo (1999) and Gauthier (1998) (1999), Hagemeyer (2006, 2010), and the study of the elements of construction of teacher training (1999, 2009), aimed at the professional development of teachers for the contemporary school. The questions of technology as an advance of the domain of the innovative teachers, were treated from Be lloni (1998), Kenski (2003), Du Gay (1994). The qualitative research methodology was based on the authors Lüdke and André (1986) and Chizzotti (2003). To begin the investigation, an initial exploratory study was carried out to map research interests on innovative teacher practices, in a list of theses, dissertations and scientific contributions, from 2014 to 2018. It was verified that there are many works about innovative teachers, but not at the educational and basic school level. In a second phase of the research, the selection made, took into account the following criteria: teachers, in the teaching profession; of public or private schools; that present a teaching practice that stands out for presenting different strategies of the conventional, when teaching; with new characteristics in their area of education; creative, using new digital media instruments and others, developing new teaching methodologies and establishing new relationships with other areas and languages (theater, literature, use of digital technology instruments, etc.), with favorable results for the learning of its students. The research of the selected group was carried out through a semistructured questionnaire, applied to 16 teachers, to outline the profile of the innovative teacher. The questions were selected regarding the identities (age, length of service, training), and about the teaching process, the conceptions adopted, as they qualified the students in their discipline; concerns in the teaching of students; the implications present in the development of new practices, as well as the issues necessary for the process of continuing teacher training. After the questionnaire was collected, 7 teachers were selected to respond to a semi-structured interview. The questionnaires answered with greater comprehension and detail were selected, and in this way we had the possibility of greater freedom of expression, opinions and new ideas. Teachers had as criterion at this stage the presentation of an activity considered innovative, with their narratives of objectives, progress, strategies. The research verified that the teachers studied perceive that the school is inserted in a new context, proper of a new historical moment, and from which emerge new subjects and demands for the educational sphere. Teachers provided the indicators that lead them to seek innovations in their practices, presenting a tendency to offer new knowledge and skills in using and signifying digital technologies; showed in the activities described, the progress in the guidelines adopted regarding work with reading, broadening of world views, concern with respect for the other, and ethics in contemporary schooling. It is important that the activities of these teachers are not isolated, but can be shared and based on interlocution, interactivity and autonomy. Key words: Innovative practices; Postmodernity; Continuing teacher training; Professional teacher development.
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