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dc.contributor.advisorHeeman, Adriano, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorFerro, Gláucia de Salles, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T16:58:32Z
dc.date.available2019-11-18T16:58:32Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58045
dc.descriptionOrientador: Professor Dr. Adriano Heemannpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 11/10/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.213-223pt_BR
dc.description.abstractResumo: A tese apresentada resgata algumas teorias que embasam o design thinking visando sua melhor aplicação e controle de resultados. Tal resgate se faz necessário porque profissionais de todas as áreas vêm aplicando o design thinking sem o devido respaldo teórico, e, essa prática, têm provocado resultados insatisfatórios e críticas por parte dos designers. Por outro lado, empresas vêm adotando o design thinking para alcançar uma inovação que nem sempre se estabelece. Neste sentido, uma das formas da promoção da inovação empresarial é a própria estruturação do negócio. Este é o viés abordado nesta tese. A partir de tal contextualização o questionamento proposto busca investigar se o DT pode constituir fundamento teórico para a estruturação de negócios. Os objetivos envolvem a investigação dos referenciais teóricos, a descrição do design thinking como processo liderado por designers para a estruturação de negócios e, o desenvolvimento de um modelo de processo de design thinking. Assim, com os objetivos delineados, a tese se justifica à medida que propõe uma atuação efetiva do designer por meio de um processo criativo liderado por ele para a estruturação de um negócio que tem suas premissas fundamentadas no âmbito da inovação social. A aplicação do modelo de processo de design thinking propõe a estruturação de um negócio social sediado na cidade de Curitiba - PR. Tal aplicação é relevante por se tratar de um negócio complexo, pertencente a um universo contemporâneo, que envolve diversos tipos de stakeholders e que tem como principal propósito o impacto social. Para o desenvolvimento do modelo foi realizada uma revisão da literatura, uma pesquisa exploratória e aplicada, que usa o raciocínio hipotético-dedutivo numa abordagem qualitativa. Por meio do método do design science e da pesquisa participante foi possível desenvolver, testar, analisar e aperfeiçoar o modelo proposto para a aplicação final. Os resultados alcançados mostram que o modelo de processo de design thinking foi efetivo para a estruturação do negócio social. O desenvolvimento do processo se delineou de modo criativo, envolvendo a colaboração multidisciplinar e o alcance de metas da empresa, tanto no âmbito corporativo quanto no âmbito social. . Palavras-chave: Design Thinking. Modelo de Processo. Inovação Social. Negócio Socialpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis returns to seminal design thinking theories in order to enhance its application and control of results. The rescue is regarded as a necessity because professionals from all fields have been applying design thinking techniques without a theoretical background, resulting in unsatisfactory outcomes and criticisms from designers. On the other side, companies have been adopting design thinking in order to pursue innovation, which is not always achieved. In this regard, one way of promoting entrepreneurial innovation is through the structure of the business itself. This is the framework addressed in this thesis. From such contextualization, the proposed questioning seeks to investigate if DT can contribute theoretically to the structuring of businesses. The outlined goals comprise the investigation of a theoretical background; the description of design thinking as a process led by designers for the structuring of businesses; and the development of a design thinking process model. As such, with outlined goals, the thesis is justified by the proposal of a designer-led performance through a creative process for the structuring of a business with premises underpinned by the field of social innovation. The application of the design thinking process model involves the structuring of a social enterprise based in the city of Curitiba, Brazil. This application is relevant precisely because of the complexity of the business, which is part of a contemporary universe, comprised of different types of stakeholders and with social impact as its main goal. The development of the model was enabled by a literature review alongside an applied exploratory research, utilizing the hypothetic-deductive model, through a qualitative approach. By utilizing the design science method and the participatory research it was possible to develop, test, analyze, and improve the proposed model for its definitive application. The results show that the design thinking process model was effective for the structuring of the social enterprise. The process development was held creatively, involving multidisciplinary collaboration and achieving the goals of the business, both social and corporate. Keywords: Design Thinking. Process Model. Social Innovation. Social Enterprise.pt_BR
dc.format.extent243 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.subjectCriatividade nos negociospt_BR
dc.subjectDesign - Desenvolvimento de produtospt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.titleDesign thinking como processo para estruturação de negóciospt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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