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dc.contributor.advisorBrito, Glaucia da Silvapt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Mayara Quadros de, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-19T14:26:51Z
dc.date.available2018-11-19T14:26:51Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57180
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr. ª Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/06/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.129-134pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O uso e inserção das tecnologias na educação torna necessário o pensar acerca de cursos de formação continuada para que professores tenham não somente o respaldo técnico, mas, principalmente, o pedagógico na sua atuação em sala de aula. Assim, há a necessidade de estudos sobre a formação de professores no uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), uma vez que se verificou a escassez dessas pesquisas envolvendo a formação de professores na educação básica. Entendendo o professor enquanto sujeito do conhecimento e a formação continuada de professores na perspectiva do desenvolvimento profissional, Garcia (1999), essa pesquisa teve como questão problema, qual a formação que o professor, da rede pública federal de ensino regular fundamental e médio, precisa para inserir o AVA na sua ação em sala de aula presencial, no contexto da educação híbrida? Como objetivo geral propor um curso de formação continuada para o uso do AVA. A partir desse passo, buscaremos: verificar e descrever a estrutura de formação para o uso do ambiente virtual de aprendizagem disponibilizada pela instituição de ensino; mapear a estrutura de formação que os professores da instituição pesquisada querem; identificar sugestões dos professores sobre propostas de formação continuada para o uso do AVA; e identificar quais elementos que os professores do universo analisado mais elencam como pertinentes para que estes sejam inseridos num curso de formação pedagógica continuada, enquanto objetivos específico. Teoricamente buscou-se discutir a tecnologia a partir da cultura com a sociedade da informação e da cibercultura, para isso foram utilizados autores como, Castells (2003) e Lévy (1999), além de levar em consideração a inserção das tecnologias na abordagem do ensino híbrido com autores como Horn e Staker (2015) e Bacich, Tanzi Neto e Trevizani (2015). A coleta de dados ocorreu em uma instituição de ensino regular, fundamental e médio, pública e militar, localizada no município de Curitiba-PR. A pesquisa foi estruturada metodologicamente a partir dos princípios da pesquisa exploratória descritiva, com base em Lessard-Hébert et al (1990) e Creswell (2010). O método utilizado foi a observação participante, e os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Minayo (2011). Para a pesquisa utilizou-se dois instrumentos: questionário e entrevista semiestruturada, que possibilitou a verificação do modelo de ensino híbrido que poderia ser utilizado, para, consequentemente, ser proposto o curso de capacitação de professores. A perspectivas dos professores envolviam momentos práticos para conhecer a plataforma, criar fóruns e ambientes de discussão. Também solicitaram aprender a usar o AVA em seus elementos técnicos, tanto quanto nas possibilidades pedagógicas, como apreender a elaborar cursos em paralelo com disciplinas regulares. Um dos principais aspectos levantados foi com relação à elaboração de avaliações e atividades on-line, assim como um banco de questões. Houve também a verificação da necessidade de interação entre professores sobre a navegação e acessibilidade do AVA e a troca de experiências na elaboração de avaliações e atividades. Também foram salientadas as necessidades de como criar, inserir e compartilhar vídeos no AVA, assim como a utilização da ferramenta no celular, incentivando seus alunos na apropriação do AVA. Ao final, foi elaborada uma proposta de curso pensada como sugestão, focando no modelo de sala de aula invertida, enquanto curso de capacitação continuada estruturado a partir dos pressupostos do hibridismo. Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Presencial. Formação Continuada de Professores. Ensino Híbrido. Sala de Aula Invertida.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The use of technology in education is necessary to permit the thinking of teacher training to display, not only technical support, but also the pedagogical support for performance in class. For this purpose, there is the necessity of studies about teacher training for the use of Virtual Learning Environment (VLE), once it was observed the lack of that research involving teacher training in basic education. Understanding the teacher as a subject of knowledge and continuous teacher training in the professional development perspective, Garcia (1999), this researcher had as a relevant problem, to verify which formation the teacher, in public federal and regular teaching, needs to insert the VLE in its action in presential classroom, in the context of blended education, for general objective it is supposed to list suppositions that should be present in the teacher technical and pedagogical training for the use o VLE. The specific objectives aim to identify suggestions and teachers? listed elements for a VLE continuous teacher training; to stablish basic suppositions of pedagogical practice to teacher training for the use of VLE with regarding blended learning; propose a continuous teacher training course for the use of VLE regarding blended learning theorists? experts. Theoretically there is the discussion about culture and information society and cyberculture, scholars such as Castells (2003) and Lèvy (1999), in addition to there is the account of technologies insertion in the blended learning approach, using authors such as Horn and Staker (2015) and Bacich, Tanzi Neto and Trevizani (2015). The data collection happened in a public and military school, form the municipality of Curitiba - PR. This interview was methodologically structure from qualitative research, based on Lessard-Hébert et al (1990) e Creswell (2010). The research data were analyzed from Minayo?s (2011) content analysis. The exploratory study used questionnaire and semi structure interview, enable the blended learning model verification that could be used for the continuous teacher training course. Teachers suggestions for the course involved practical moments to become closer to the tool, chat building and feedback environments. Teacher also requested how to use and learn about technical and pedagogical possibilities, building parallel courses mixing different academic subjects. An interesting subject was pointed out, because teachers wanted to learn about exams and on-line activities constructions, as well as others teacher?s interaction and collaboration. Creating, sharing, and posting videos was also emphasized, as well as Mobile tool using VLE, encouraging student?s appropriation. At the end, a course recommendation was structured. The course proposal was thought in the Flipped Classroom model, in a continuous teacher training course through blended learning suppositions. Key-Words: Virtual Learning Environment in Face-to-Face Education. Continuous Teacher Training. Blended Learning. Flipped Classroom.pt_BR
dc.format.extent140 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação a distância - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação à distância - Professorespt_BR
dc.subjectAprendizagem - Ensino à distânciapt_BR
dc.titleDiálogos em prática : proposta de formação para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na perspectiva dos professorespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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