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dc.contributor.advisorMoura, Alessandro Rolim dept_BR
dc.contributor.authorPetroski, Juliano Samways, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Maria Cristina Figueiredo, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2018-10-04T20:00:07Z
dc.date.available2018-10-04T20:00:07Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56908
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alessandro Rolim de Mourapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof(a). Dr(a) Maria Cristina Figueiredo Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 08/06/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.235-248pt_BR
dc.description.abstractResumo: O principal objetivo desta tese é demonstrar um espaço de contato, ainda pouco estudado na transição da poesia épica para os argumentos dos primeiros filósofos, entre diferentes concepções do ????? (glória-fama-renome). Tanto alguns poetas quanto alguns pensadores buscaram essa fama que primeiramente parece ter eclodido na cultura grega através dos personagens homéricos, mas que se propagou como objeto conceitual de alguns autores antigos. Nesta demonstração que a tese procura desvendar, Hesíodo é um componente crucial, pois este poeta é colocado como uma voz autoral a ser teoricamente superada por Xenófanes e Heráclito, estes que também utilizarão essa crítica a Hesíodo para construir seu próprio ?????. Para demonstrar tais aspectos esta tese iniciará o estudo do ????? presente na poesia homérica, demonstrará a necessidade do poeta de buscar a fama e a necessidade de Hesíodo também fazê-lo. Finalmente, na repetição e crítica teórica de Hesíodo por Xenófanes e Heráclito, de observarmos duas retomadas criativas do ????? feitas por esses filósofos. Palavras-Chave: ?????, Hesíodo, Heráclito, Xenófanes pré-socráticos, repetição.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this thesis is to demonstrate a space of contact, still barely studied, in the transition from epic poetry to the arguments of the first philosophers, between different conceptions of ????? (glory-fame-renown). Both some poets and some thinkers sought this fame that seems to have hatched first in Greek culture through the Homeric characters, but which also spread as a conceptual object of some ancient authors. In this demonstration that the thesis undertakes to unveil, Hesiod is a crucial component, for this poet is placed as an voice to be theoretically surpassed by Xenophanes and Heraclitus, who will also use this criticism of authorial Hesiod to construct their own ?????. To demonstrate such aspects, this thesis will begin the study of ????? present in Homeric poetry, demonstrate the poet's need to seek fame and the need for Hesiod to do so too. Finally, in the repetition and theoretical criticism of Hesiod by Xenophanes and Heraclitus we will observe two creative revivals of ????? on the part of these philosophers. Keyword: ?????, Hesíod, Heraclitus, Xenophanes, presocratic, repetition.pt_BR
dc.format.extent248 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPoesia epica gregapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectXenófanes, de Colofontept_BR
dc.subjectHesiodopt_BR
dc.subjectHeráclito, de Éfesopt_BR
dc.subjectFilosofos pre-socraticospt_BR
dc.titleRetomadas criativas de Kléos no início da filosofia grega : Xenófanes e Heráclito na crítica a Hesíodopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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