Pesquisa de marketing : estudo de caso e análise crítica
Resumo
Resumo: Análise profunda de diversas propostas de metodologias de pesquisa de marketing de acordo com 5 autores de destaque no assunto. Em linhas gerais, as metodologias propostas por todos os autores seguem o mesmo raciocínio, variando no detalhamento de algumas etapas. Apesar de muito mais amplamente e melhor aplicada que alguns anos atrás, o Brasil ainda apresenta um atraso no campo da pesquisa de marketing, pois em linhas gerais as pesquisa realizadas aqui são conduzidas de modo mais intuitivo que técnico e científico. Discute-se brevemente a diferença entre Pesquisa de Marketing e Pesquisa de Mercado, ponto esse que é fonte de divergência entre os autores estudados, pois Las Casas posiciona o Marketing como um conceito muito mais abrangente do que simplesmente Mercado e Garber afirma que são fundamentalmente a mesma coisa. No estudo de caso apresentado neste trabalho, a linha de Las Casas é seguida. Alguns assuntos periféricos relevantes são discutidos como o método de enquete, o uso da estatística, a amostragem, os erros em pesquisa, os tipos das escalas de mensuração, a elaboração dos questionários, os métodos e estratégias da análise de dados etc. Em seguida, analisa-se uma pesquisa de satisfação dos clientes de uma importante multinacional brasileira do ramo de logística realizada em 2003, segundo a ótica de Aarker, apontando seus pontos fortes e a melhorar. Como conclusão, indicam-se diversas sugestões para a pesquisa a ser realizada pela mesma empresa em período subseqüente. Além disso, apresenta-se a importância da pesquisa de marketing no mundo organizacional moderno e suas limitações
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- Marketing empresarial [489]