Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Celso de Moraes, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorLeal, Valéria Andradept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-04T13:57:39Z
dc.date.available2019-11-04T13:57:39Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56413
dc.descriptionOrientador : Celso de Moraes Pinheiropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho é fruto de análise bibliográfica, como o objetivo de argumentar acerca da importância da educação na conscientização e superação da violência. Para tanto, buscou-se destacar os principais elementos das teorias de René Girard e Emmanuel Levinás e sua contribuição para a educação, bem como refletir sobre possibilidades e limites da ação educativa quanto à superação da violência. Chegouse à percepção de que a educação reflexiva, promovida no ambiente não violento, é possibilidade para a construção da paz quando não permanece apenas nas teorias, mas busca aplicá-la em situações concretas vividas na escola e na sociedade. Além disso, o próprio contexto escolar é convidado a superar toda forma de violência manifestada na totalização e rotulação de pessoas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work is the result of bibliographical analysis, aims to argue about the importance of education in raising awareness and overcoming violence. Stood out the main elements of the theories of René Girard and Emmanuel Levinás and their contribution to education, as well as to reflect on the possibilities and limits of the educational action regarding the overcoming of violence. It has come to the conclusion that reflexive education, promoted in the non-violent environment, is a possibility for the construction of peace when it does not remain only in theories, but seeks to apply it in concrete situations lived in school and in society. In addition, the school context itself is called upon to overcome all forms of violence manifested in totalizing and labeling people.pt_BR
dc.format.extent42 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectViolencia escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação para alteridade e superação da violência contribuições de Levinás e Girardpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples