dc.contributor.advisor | Tesser, Gelson João, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Simone Cristina | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T12:13:50Z | |
dc.date.available | 2021-07-26T12:13:50Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56407 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Gelson João Tesser | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a contribuição da teoria da complexidade apresentada por Edgar Morin para a formação dos princípios éticos dos
educandos através dos saberes desenvolvidos em sala de aula. Os aspectos centrais que embasam esta pesquisa são: a busca por identificar de que forma a teoria da complexidade de Edgar Morin procura superar o problema da fragmentação do saber promovido pelo modelo educacional vigente; como ela define a construção ética do ser humano e quais são os aspectos que possibilitam essa formação ética por meio dos saberes escolares. O desenvolvimento da presente pesquisa procurará valer-se dos referenciais teóricos traçados por Edgar Morin em seus escritos, pertinentes a elaboração do pensamento complexo, ética e antropoética e suas principais críticas à fragmentação dos saberes, enfatizando sua visão sobre a educação e as contribuições destas para a formação ética dos educandos. Os dados levantados pela análise do referencial teórico demonstram a necessidade de incluir no currículo escolar dos sistemas de ensino, desde a mais tenra idade, questões que possibilitem
a formação do indivíduo por meio da autocrítica, do exercício da compreensão e da solidariedade. É necessário ensinar a compreensão humana, que tem início a partir de uma autocompreensão de suas qualidades racionais, bem como de sua animalidade, para que, por meio de uma autocrítica, se possa chegar à compreensão do outro e ao desenvolvimento de uma solidariedade planetária. A auto-ética proposta por Morin é essencial e nasce como um sinal de esperança de tempos melhores | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (38 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Complexidade (Filosofia) | pt_BR |
dc.title | As contribuições da teoria da complexidade de Edgar Morin para formação dos princípios éticos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |