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dc.contributor.advisorJunkes, Delciopt_BR
dc.contributor.authorVargas, Aline Cristina Araujopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T20:51:44Z
dc.date.available2019-11-11T20:51:44Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56396
dc.descriptionOrientador : Délcio Junkespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A miséria humana, ainda que condição recorrente nos diferentes momentos da história, amplia-se na contemporaneidade diante da crescente desigualdade social que alimenta o modelo capitalista instituído, necessário para a perpetuação do capital em detrimento das relações humanas. As pessoas em situação de rua, que têm seu número ampliado nesse contexto, refletem a miséria material e social na qual vivemos. O manejo utilizado pela sociedade com tal público se mostra repleto de preconceito e violência. Estas pessoas têm sua humanidade negada e são alvos preferenciais de diferentes barbáries. Talvez, simplesmente, por se negarem a perpetuar a estética imposta pela "indústria cultural". Termo este, cunhado por Theodor Adorno em 1947, que descreve a ideologia cultural produzida e imposta pelo modo de produção capitalista. Este trabalho pretende investigar essa hipótese, bem como estabelecer algumas relações entre a condição de rua e a educação, e a teoria crítica de T. Adorno e a importância do pensamento crítico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Human misery, although a recurring condition through the different moments of history, widens before the contemporary face of an increasing social inequality that nourishes the instituted capitalist model, one that is necessary for the perpetuation of capital at the expense of human relations. The street people, whose numbers have been magnified in this context, are a reflection of the material and social misery in which we live in. The treatment of this public by society is filled with prejudice and violence. They have their humanity denied and are the preferred targets of many atrocities. Perhaps simply because of their refusal to perpetuate the aesthetics imposed by the "cultural industry". This term, coined by Theodor Adorno in 1947, describes the cultural ideology that’s produced and imposed by the capitalist mode of production. This work intends to investigate this hypothesis, as well as to establish some relations between the street condition and education, the critical theory of T. Adorno and the importance of critical thinking.pt_BR
dc.format.extent34 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectPessoas desabrigadaspt_BR
dc.titlePopulação em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuçõespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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