Modelo de negócio : o impacto do ambiente de negócio em uma empresa do setor de óleo e gás
Resumo
Resumo : Este estudo teve como objetivo identificar o modelo de negócio em uma empresa do setor de óleo e gás, assim como analisar as mudanças ocorridas no modelo de negócio devido à fatores externos à organização, e também propor um novo modelo de negócio baseado nas tendências do mercado. O mercado de energia está em transição para uma economia de baixo carbono. De acordo com a ANP (2018), as fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica, vem avançando rapidamente e com custos competitivos, o que indica que o petróleo poderá se tornar obsoleto a longo prazo. Este período de transição, onde ainda há demanda por petróleo, tornase fundamental para as empresas adequarem e inovarem seus modelos de negócio. A contribuição deste trabalho será uma síntese do ambiente de negócio do setor de petróleo na década de 2010 e também um indicativo das tendências para o setor para os próximos anos. A metodologia de estudo é qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso único do tipo longitudinal, e buscou avaliar o modelo de negócio da empresa, através do método Canvas proposto por Osterwalder e Pigneur (2011), nos anos de 2011 e 2017, e propor um modelo de negócio para o ano de 2020, baseado no ambiente de negócios e pelas tendências do mercado de óleo e gás.