Precificação de serviços de consultoria
Resumo
Resumo : A precificação em uma empresa é essencial para a sua sustentabilidade, devendo levar em consideração os custos operacionais da empresa, os preços da concorrência e o preço que seus clientes estão dispostos a pagar, tornando-se assim uma tarefa complexa. O setor de serviços apresenta dificuldades além dessas, devido a características específicas, como perecibilidade, intangibilidade, simultaneidade da produção com o consumo e heterogeneidade. O objetivo deste trabalho é definir um processo para a precificação de serviços de consultoria, indicando os elementos necessários para tal, uma vez que a empresa-alvo não possui um processo definido. A metodologia do estudo envolve uma revisão bibliográfica em livros didáticos e em artigos científicos acerca do tema precificação em serviços, especificamente em consultoria e voltado empresas de pequeno e médio porte, a apresentação do contexto da empresa-alvo do estudo e definição de um processo de precificação com base nas informações coletadas e nas especificidades da organização estudada. Assim, foi definido um processo de precificação composto por três partes, a definição de uma taxa por serviços, a associação da precificação com os resultados pretendidos e a inclusão dos custos dos projetos arquitetônicos e modelagens 3D.