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dc.contributor.authorLueders, Janainapt_BR
dc.contributor.otherBrito, Glaucia da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-20T12:21:32Z
dc.date.available2018-11-20T12:21:32Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56197
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/04/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.129-137pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as percepções dos professores da EJA EaD na metodologia de sala de aula invertida, suas estratégias na organização do espaço virtual e como a formação nesta metodologia poderá qualificar o processo de ensino aprendizagem, procurando responder à problemática sobre o que dizem os professores que atuam com educação de jovens e adultos acerca da importância da formação para trabalhar com a metodologia sala de aula invertida. O objeto desta pesquisa é a Educação de Jovens e Adultos do SESI/SC na Unidade Regional do Vale do Itapocu, na modalidade a distância com interação em plataforma virtual, no nível Médio, com 950 alunos regularmente matriculados neste nível, da NOVA EJA, aprovada em janeiro de 2016 através do Parecer CEB/CNE nº 01/2016 e que autoriza enquanto experiência pedagógica o trabalho por área do conhecimento. O universo da pesquisa contou com a participação de dezesseis professores que atuam neste segmento como professores presenciais e a distância, sendo responsáveis por toda gestão da sala de aula presencial e da plataforma virtual. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e, em função de seus objetivos, classifica-se como exploratória e descritiva, na qual são desenvolvidos procedimentos metodológicos que envolvem análise documental, revisão sistemática do conhecimento realizada em bases de produção científica como a CAPES, SCIELO, Base de dissertações e teses da CAPES, especificamente nas Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC) e do Paraná (UFPR), além dos anais da ANPED. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário disponibilizado aos professores pelo google forms com o objetivo de coletar informações sobre o perfil do professor de EJA, o planejamento e as práticas pedagógicas, além da investigação acerca das dificuldades da formação continuada em serviço com foco na metodologia de sala de aula invertida. Os processos de formação dos professores devem partir da escuta ativa de suas dificuldades, com o objetivo de compreender as questões que precisam ser qualificadas. Conclui-se esta pesquisa constatando que a formação continuada em serviço é uma busca também do professor, que este não nega a importância da formação e se compreende como ser inacabado em busca de qualificar o processo de ensino aprendizagem. Palavras-chave: Formação de professores. Sala de aula invertida. Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research has a general objective to understand the teacher's perception of the EJA EaD in the flipped classroom methodology, their strategies in the organization of the virtual space and how the training in this methodology can qualify the teaching learning process, trying to answer the problematic about the which say teachers who work with youth and adult education about the importance of training to work with the flipped classroom methodology.The object of this research is the SESI / SC Youth and Adult Education in the Regional Unit of the Itapocu Valley, in the distance modality with interaction in virtual platform, in High School, with 950 students regularly enrolled in this level, of NOVA EJA, approved in January 2016 through CEB / CNE Opinion 01/2016 and authorizing the work by area of knowledge as a pedagogical experience. The research universe was attended by sixteen teachers who work in this segment as a distance education and classroom teaching, being responsible for all management of the classroom and the virtual platform. The research has a qualitative approach and, according to its objectives, is classified as exploratory and descriptive, in which methodological procedures are developed that involve documentary analysis, systematic review of knowledge carried out in scientific production bases such as CAPES, SCIELO, Base of dissertations and theses of CAPES specifically in the Federal Universities of Santa Catarina (UFSC) and Paraná (UFPR) in addition to the ANPED annals. The collection instrument used was a questionnaire made available to the teachers by google forms in order to collect information about the teacher's profile of EJA, its practices and searches by permanent formation with focus on the flipped classroom methodology. The teacher training processes must start from an active listening of their difficulties, in order to understand the issues that need to be qualified. This research concludes that continuing education in service is a search also of the teacher, who doesn't deny the importance of training and understands how to be unfinished in order to qualify the process of teaching learning. Key words: Teacher training. Flipped Classroom. Education of Young and Adults.pt_BR
dc.format.extent167p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleUm olhar para a sala de aula invertida : percepções dos professores da Educação de Jovens e Adultos a distânciapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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