O endomarketing como ferramenta de transformação organizacional
Resumo
Resumo: No agitado mundo dos negócios que elemento pode garantir a sobrevivência das empresas nos próximos 5, 10, 50 anos?. Esta pergunta que arrepia muitos presidentes de empresas será analisada através de uma pesquisa bibliográfica, reunindo a visão de vários autores, que aprofundaram conhecimentos sobre o assunto, relativas a uma ferramenta de gestão, a qual procura garantir a longevidade organizacional. Busca-se encontrar, na literatura especializada, a confirmação de que o endomarketing pode contribuir na conquista de resultados positivos das organizações referentes a sua produtividade e lucratividade, pois trabalha com a valorização dos empregados, motivando-os e compromentendo-os com as metas e objetivos das organizações. A primeira parte do trabalho resgata uma breve construção histórica da evolução das empresas e dos efeitos da globalização na sociedade, o cliente como foco principal, as estratégias de orientação das empresas voltadas para o cliente e o papel dos funcionários no futuro das organizações. Na seqüência, faz-se um estudo sobre a influência da cultura organizacional no ambiente de trabalho e a descoberta do valor pessoal nas organizações. Em seguida aborda-se o endomarketing como ferramenta de gestão, seus objetivos, sua abrangência e sua implantação. Neste momento procura-se trazer a tona à questão da motivação, da satisfação e o comprometimento nas organizações. A última parte do estudo acadêmico, trata da responsabilidade da comunicação, da importância em direcionar a comunicação para o cliente interno e como o endomarketing pode colaborar com os resultados das empresas, além das análises finais e sua contribuição para a literatura específica
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- Marketing empresarial [489]