Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Tiago Correia dapt_BR
dc.contributor.otherFranklin, Karen, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-04T11:36:51Z
dc.date.available2019-11-04T11:36:51Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55859
dc.descriptionOrientadora : Karen Franklinpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: No esteio de teóricos como os filósofos Matthew Lipman (1990) e Karen Franklin (2016), os quais defendem a inserção da disciplina de Filosofia no Ensino Fundamental, levantamos neste estudo algumas dificuldades para essa concretização. Entre essas dificuldades identificamos a adaptação da linguagem do professor à de crianças e adolescentes, a qual dificulta, muitas vezes, a compreensão de conceitos filosóficos e também a escassez de material didático para o ensino de Filosofia nessa fase da educação. Ao considerar essas dificuldades, apontamos então o cinema como um recurso didático válido para o desenvolvimento da disciplina de Filosofia em sala de aula. A partir deste objeto, traçamos outras conexões entre essa mídia e a Filosofia. Por fim apresentamos uma proposta metodológica a partir de um exemplo, no caso, o filme norte-americano Percy Jackson e o Ladrão de Raios, baseado no livro do escritor Rick Riordan, o qual alcançou grande popularidade no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the field of theorists as the philosophers Matthew Lipman (1990) and Karen Franklin (2016), who advocate the insertion of the discipline of philosophy in elementary school, about that, in this study, we have raised some difficulties concerning this subject. Among these difficulties we identify the adaptation of the teacher’s language to children and adolescents, which often hinders the comprehension of philosophical concepts. Besides that, we also identify the scarcity of didactic material for the teaching of philosophy at this stage of education. Considering these difficulties, we point to cinema as a valid didactic resource for the development of the discipline of philosophy in the classroom. From this object, we draw other connections between cinema and philosophy. Finally, we present a methodological proposal from an example, in the case, the American film Percy Jackson and The Lightning Thief, based on the book of Rick Riordan, which has achieved great popularity in Brazil.pt_BR
dc.format.extent31 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.titleCinema como recurso didático nas aulas de Filosofia no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples