dc.contributor.advisor | Paglia, Edmilson Cezar, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Renata Lays Andrade Chaves da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-15T23:26:30Z | |
dc.date.available | 2021-10-15T23:26:30Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/55730 | |
dc.description | Orientador : Edmilson Paglia | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A estrutura e a organização da maioria das escolas rurais carecem de práticas pedagógicas que valorizem o trabalho e a cultura camponesas, fato que leva a exclusão de muitas crianças e jovens do campo. É importante considerar que o ato de ensinar e aprender deve contemplar todos os sujeitos envolvidos na ação educativa: o educador, o educando e a comunidade. A participação direta da família nas atividades escolares é de suma importância, portanto é papel da escola oferecer espaços que possam ser construídos por meio dessa cooperação, integrando as relações cotidianas da família e, aproximando a cultura da educação. Com a metodologia da pesquisa participante trouxemos para o colégio estadual do campo Margarida Franklin Gonçalves, ensinos fundamental e médio, conceitos da Agroecologia e da Educação popular. Hagette (1990), afirma que a pesquisa participante busca não somente desencadear ações susceptíveis de melhorar as suas condições de vida, mas também desenvolver a capacidade de análise e resolução dos problemas que enfrentam ou com os quais convivem cotidianamente. De acordo com Paulo Freire o desenvolvimento da expressividade ou da criatividade está atrelado à liberdade do individuo em si e à valorização de um povo. Esse processo é estimulado pela educação que pode se dar no espaço da escola, da família ou da comunidade. Para tanto se ressalta a importância da construção de um projeto de vida e de um mundo sustentável em que o atendimento às necessidades básicas do ser humano seja prioridade. A meta é um melhor ambiente físico e social, é formar gente com disposição para aplicar os conhecimentos e técnicas e preservar o meio ambiente como se protege um bem pessoal. Como resultado deste estimulo a conscientização sobre a importância do espaço físico como um recurso educacional esta crescendo e é nossa função traze-lo como necessidade básica da educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (10 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ecologia agrícola | pt_BR |
dc.subject | Revolução verde | pt_BR |
dc.subject | Educaçao ambiental - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Ensino agrícola - Paraná | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência : a agroecologia como práxis cooperativa na educação do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |