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    Relato de experiência : a agroecologia como práxis cooperativa na educação do campo

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    R - E - RENATA LAYS ANDRADE CHAVES DA ROCHA.pdf (177.3Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Rocha, Renata Lays Andrade Chaves da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A estrutura e a organização da maioria das escolas rurais carecem de práticas pedagógicas que valorizem o trabalho e a cultura camponesas, fato que leva a exclusão de muitas crianças e jovens do campo. É importante considerar que o ato de ensinar e aprender deve contemplar todos os sujeitos envolvidos na ação educativa: o educador, o educando e a comunidade. A participação direta da família nas atividades escolares é de suma importância, portanto é papel da escola oferecer espaços que possam ser construídos por meio dessa cooperação, integrando as relações cotidianas da família e, aproximando a cultura da educação. Com a metodologia da pesquisa participante trouxemos para o colégio estadual do campo Margarida Franklin Gonçalves, ensinos fundamental e médio, conceitos da Agroecologia e da Educação popular. Hagette (1990), afirma que a pesquisa participante busca não somente desencadear ações susceptíveis de melhorar as suas condições de vida, mas também desenvolver a capacidade de análise e resolução dos problemas que enfrentam ou com os quais convivem cotidianamente. De acordo com Paulo Freire o desenvolvimento da expressividade ou da criatividade está atrelado à liberdade do individuo em si e à valorização de um povo. Esse processo é estimulado pela educação que pode se dar no espaço da escola, da família ou da comunidade. Para tanto se ressalta a importância da construção de um projeto de vida e de um mundo sustentável em que o atendimento às necessidades básicas do ser humano seja prioridade. A meta é um melhor ambiente físico e social, é formar gente com disposição para aplicar os conhecimentos e técnicas e preservar o meio ambiente como se protege um bem pessoal. Como resultado deste estimulo a conscientização sobre a importância do espaço físico como um recurso educacional esta crescendo e é nossa função traze-lo como necessidade básica da educação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/55730
    Collections
    • Educação do campo [600]

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