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    Qual a contribuição que o R.H. pode trazer para efetivação de um programa de qualidade no departamento de avicultura da C-Vale

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    Pedro Joao Oro.pdf (8.202Mb)
    Data
    2003
    Autor
    Oro, Pedro Joao
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Na busca de saber como está os programas de qualidade, satisfação dos colaboradores e como os gestores podem contribuir para a efetivação dos mesmos, necessita tecer uma auto-análise para verificar se os esforços estão centrados nas causas fundamentais e se os objetivos propostos estão sendo alcançados. Considerando o exposto acima, realizou-se um trabalho visando diagnosticar como os programas de qualidade estão sendo entendidos e aplicados pelos colaboradores e suas opiniões sobre o assunto e também verificar como está a atuação dos gestores de pessoas, considerando diferentes características como: tempo de empresa, faixa etária, cargo ocupado e nível de instrução. O objetivo deste estudo permitiu diagnosticar como os programas de qualidade estão sendo conduzidos, vaiorizando a opinião expressa peios colaboradores, obtendo fatos e dados que possam orientar futuras estratégias de ação por parte dos gestores de pessoas. A pesquisa foi desenvolvida na empresa C.Vale Ltda, no departamento de avicultura (DEPAV), constituído por 116 colaboradores em seus recursos humanos e por 04 unidades (Fábrica de rações, Matrizeiro, incubatório e Fomento) em sua área física. A metodologia utilizada foi através de um questionário aplicado em 25% dos colaboradores distribuídos aleatoriamente entre as unidades, onde se procuraram levantar o perfil das pessoas, entendimento e satisfação quanto aos programas de quaiidade e satisfação quanto à atuação dos gestores de pessoas. Nessas condições e após análise dos dados, considerou-se que a estratégia até agora aplicados, está coerente com os seus objetivos, embora necessitando alguns ajustes. Recomendou-se treinamento para o uso das ferramentas da qualidade, e reciclagem para colaboradores com menos tempo de empresa. Integração maior entre as unidades através de visitas dos colaboradores a outros locais de trabalho. Uma atuação mais dinâmica por parte do R.H. para melhorar as parcerias internas e externas e a satisfação e motivação dos colaboradores. O resultado desta pesquisa precede futuros trabaihos, analisando a satisfação dos colaboradores quanto aos programas de qualidade e os gestores de pessoas
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/55087
    Collections
    • Administração de pessoas [187]

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