Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPauls, Monika Pennerpt_BR
dc.contributor.otherLoos-Sant'Ana, Helgapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-09T16:18:44Z
dc.date.available2018-05-09T16:18:44Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/55029
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Helga Loos-Sant’Anapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 07/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem, como objetivo geral, pesquisar as aproximações entre a aprendizagem da matemática e da linguagem formal. O trabalho é de caráter teórico, baseando-se a investigação na pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento da matemática e da linguagem, tanto em nível filogenético quanto em nível ontogenético. Argumenta-se que a matemática e a linguagem são possibilitadas ao ser humano por uma mesma característica básica - a habilidade para o pensamento abstrato. Sendo assim, procura-se nestas duas disciplinas possíveis causas para as dificuldades encontradas no aprendizado da matemática, bem como caminhos viáveis para um trabalho mais profícuo nos meandros da mesma. Pontua-se que o campo de estudos da semiótica, que abarca as duas disciplinas aqui abordadas (linguagem e matemática), pode desempenhar o papel de elo entre as duas, além de proporcionar possibilidades para um trabalho interdisciplinar que vingue resultados profícuos para o aprendizado das duas áreas. O trabalho utiliza como principal referencial teórico o Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (STAA), visando estudar o ser humano e sua relação com o mundo em sua integralidade. Assim, um dos objetivos é buscar a integração dos saberes, em contraposição à fragmentação exacerbada encontrada atualmente nas instituições científicas e escolares. Pretende-se, ainda, que este trabalho seja fonte de reflexão sobre possibilidades para uma visão ampliada do ser humano e da realidade / do mundo. Palavras-chave: Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (STAA). Matemática. Álgebra. Linguagem. Semiótica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation's general goal is to investigate the approximations between the learning of mathematics and the formal language. The work is of theoretical nature, based on investigation in the bibliographic research on the development of mathematics and language, both at phylogenetic as well as at ontogenetic level. It is argued that mathematics and language are made possible to the human being by the same basic characteristic - the ability for abstract thinking. Thus, these two disciplines are searched for possible causes for the difficulties encountered in learning mathematics, as well as viable paths for a more fruitful work in the intricacies of mathematics. It is worth noting that the field of semiotic studies, which encompasses the two disciplines discussed here (language and mathematics), can play the role of a link between the two of them, as well as providing possibilities for an interdisciplinary work that brings fruitful results for the learning of these areas. The work's main theoretical reference is the Theoretical System of Expanded Affectivity (STAA), which aims to study the human being and its relation with the world in its integrality. Thus, one of the objectives is to seek the integration of knowledge, as opposed to the exacerbated fragmentation currently found in science and in school institutions. It is also intended that this work be a source of reflection on possibilities for an expanded view of the human being and the reality / the world. Key-words: Theoretical System of Expanded Affectivity (TSEA). Mathematics. Language. Semiotics.pt_BR
dc.format.extent163 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLinguagem (Semiotica)pt_BR
dc.subjectTeórico da afetividade ampliada (STAA) - Educaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Educaçãopt_BR
dc.subjectAlgebra - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleIndicativos de conexões e afinidades entre o aprendizado da linguagem formal e a inserção à álgebra elementar : um ensaio sobre a superação de dificuldades por meio da semiótica e da afetividade ampliadapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples