Acurácia do piloto automático elétrico em linhas convencionais e sobre projeto de linhas
Resumo
Resumo : O piloto automático de máquinas agrícolas é um mecanismo elétrico ou hidráulico, orientado por constelação de satélites, que faz a gestão das trajetórias nas operações, guiando o trator automaticamente sobre a linha criada diretamente no monitor do piloto pelo operador (Método convencional) ou em softwares (Projeto de linhas). O objetivo deste trabalho foi comparar a acurácia de um piloto automático elétrico sobre linhas convencionais e sobre um projeto de linhas, para auxiliar o agricultor na tomada de decisão. Para tanto, realizou-se experimento na região dos Campos Gerais, PR, considerando três blocos e dois tratamentos, conforme metodologia de criação das linhas. O delineamento experimental tomou como amostras o espaçamento entre as linhas que foram riscadas em campo através de um peso tracionado pelo trator com piloto automático. Os dados foram tabulados e submetidos a análises de medidas de tendência central, dispersão e variância. Os resultados demonstraram que diante das medidas de dispersão, a metodologia projetada de criação de linhas foi mais exata, mas menos precisa que a forma convencional. Porém, estatisticamente não houve diferença significativa entre as duas metodologias no que se refere à acurácia, significando que o agricultor que possui piloto automático elétrico e sinal GPS autônomo não deve mudar a metodologia de trabalho convencional para projeto de linhas se o objetivo for aumentar a acurácia nos seus trajetos. De forma geral foram observadas as vantagens dos equipamentos de direcionamento agrícola como a exatidão nas trajetórias, o controle de tráfego, registro dos dados, gerenciamento e ferramentas para tomada de decisão em tempo real. Palavras-Chave: Agricultura de precisão, GPS, GNSS, piloto automático, projeto de linhas.