Geração Y : as transformações nas práticas de gestão nas organizações
Resumo
Resumo : Este artigo traz uma abordagem sobre a geração Y e o seu perfil, identifica quais as expectativas dessa geração em relação ao mercado de trabalho e, ainda, aponta as transformações ocorridas nas práticas de liderança quando este jovem profissional passou a ocupar um cargo de gestão. A metodologia utilizada foi a elaboração de uma pesquisa classificada como exploratória por ser realizada a revisão da literatura já publicada e comprovada em campo sobre o assunto. Como justifica do projeto podemos citar que o modelo de gestão corporativo surgiu há décadas atrás e não reflete mais a realidade, levando em consideração que há uma quantidade considerável de pessoas desta nova geração adentrando nas organizações e reivindicando mudanças, melhor compreendê-las e analisar estas transformações é preciso. Os resultados do estudo apontam que estamos diante de um público com perfil questionador e imediatista, que cresceu junto à tecnologia, teve muitas facilidades em sua infância e que não está preparado para vivenciar e aceitar frustrações. Quanto às expectativas, estes jovens buscam trabalhar em empresas que possuem crenças e valores semelhantes aos seus, eles veem o trabalho como algo que deve ser prazeroso e buscam organizações que estão dispostas a ouvir suas opiniões e estejam adeptas a mudanças. As práticas de gestão sofreram transformações dentro das organizações, entre elas podemos citar que estão mais valorizadas a flexibilidade do horário de trabalho e na escolha dos benefícios oferecidos, a mobilidade através do home office, os feedbacks constantes e a informalidade na comunicação e no vestuário, itens estes, que permitem trazer aspectos pessoais para o trabalho pois o que de fato importa é o resultado final entregue e não as regras e os meios.