dc.contributor.other | Ferreira, Jane Mendes, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humano | pt_BR |
dc.creator | Vieira, Denise Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-24T13:26:16Z | |
dc.date.available | 2024-12-24T13:26:16Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54678 | |
dc.description | Orientador : Jane Mendes Ferreira | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esse artigo objetiva analisar como se dá a configuração subjetiva dos docentes contratados em regime temporário (PSS). A base teórica utilizada foi a teoria da subjetividade de González Rey que permite, a partir de uma abordagem sócio histórica, identificar aspectos da subjetividade dos sujeitos levando em consideração de que tais aspectos são desenvolvidos a partir da interação com o outro e com mundo. A subjetividade é constituída não somente a partir do aparato biológico do indivíduo, mas é vai se formando também pelas vivências e estruturada pela cultura produzida pela humanidade. Sendo assim, o homem interage ativamente com um mundo de ações, interpretações e sentidos. A atividade que o sujeito desenvolve, nesse sentido, pode ser um importante elemento da subjetividade. Levando em consideração a atividade de professor é que este artigo foi pensado, contemplando as condições de trabalhos dos docentes em regime temporário. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, utilizando-se de Aguiar e Ozzela (2013), os núcleos de significação encontrados foram de Estabilidade/mudança e Autonomia, Prazer/Sofrimento. Os dados foram obtidos por entrevistas semiestruturadas e teste de complemento de frases. Isso para que o sujeito investigado pudesse expor, interpretar e refletir sobre as perguntas e respostas. Foi identificado que transitoriedade do local de trabalho é visto como algo negativo, bem como, a dificuldade de criação de vinculo e realização de um trabalho no decorre do ano letivo. Identificou-se aspectos da infância presente na escolha da profissão, porém a permanência se deu a experiências singulares da trajetória docente. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pessoal - Seleção e admissão | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | A configuração subjetiva de um docente em regime de Processo Seletivo Simplificado | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |