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dc.contributor.otherFerreira, Jane Mendes, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humanopt_BR
dc.creatorVieira, Denise Gomespt_BR
dc.date.accessioned2024-12-24T13:26:16Z
dc.date.available2024-12-24T13:26:16Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54678
dc.descriptionOrientador : Jane Mendes Ferreirapt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humanopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esse artigo objetiva analisar como se dá a configuração subjetiva dos docentes contratados em regime temporário (PSS). A base teórica utilizada foi a teoria da subjetividade de González Rey que permite, a partir de uma abordagem sócio histórica, identificar aspectos da subjetividade dos sujeitos levando em consideração de que tais aspectos são desenvolvidos a partir da interação com o outro e com mundo. A subjetividade é constituída não somente a partir do aparato biológico do indivíduo, mas é vai se formando também pelas vivências e estruturada pela cultura produzida pela humanidade. Sendo assim, o homem interage ativamente com um mundo de ações, interpretações e sentidos. A atividade que o sujeito desenvolve, nesse sentido, pode ser um importante elemento da subjetividade. Levando em consideração a atividade de professor é que este artigo foi pensado, contemplando as condições de trabalhos dos docentes em regime temporário. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, utilizando-se de Aguiar e Ozzela (2013), os núcleos de significação encontrados foram de Estabilidade/mudança e Autonomia, Prazer/Sofrimento. Os dados foram obtidos por entrevistas semiestruturadas e teste de complemento de frases. Isso para que o sujeito investigado pudesse expor, interpretar e refletir sobre as perguntas e respostas. Foi identificado que transitoriedade do local de trabalho é visto como algo negativo, bem como, a dificuldade de criação de vinculo e realização de um trabalho no decorre do ano letivo. Identificou-se aspectos da infância presente na escolha da profissão, porém a permanência se deu a experiências singulares da trajetória docente.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPessoal - Seleção e admissãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleA configuração subjetiva de um docente em regime de Processo Seletivo Simplificadopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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