Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Erbison Nunespt_BR
dc.contributor.otherSilva, Karen Franklin dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T19:58:14Z
dc.date.available2019-11-11T19:58:14Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54515
dc.descriptionOrientadora : Karen Franklin da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Eduação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O mito pode ser um instrumento pedagógico? É o que o pretendemos desenvolver ao longo desta pesquisa. O mito sempre foi usado pelo homem. A História nos mostra que ele está presente nas sagas, nas religiões, e nos registros históricos (quando eles se perdem nas brumas do tempo). Quando usado como entretenimento ou diversão tem o poder de nos fazer sonhar, enlevar nossa mente, estimular e mesmo ensinar. Os mitos estimulam nossa imaginação e trazem respostas a questionamentos que estão em nosso inconsciente. O cinema, é um instrumento valioso a ser usado em sala de aula, devido ao poder de transpor em imagens e sons aquilo que apenas suspeitávamos em nossas leituras. O professor pode ganhar muito em fazer uso de filmes para apresentar temas filosóficos a seus alunos. Neste trabalho inicialmente se buscou a fundamentação teórica dos conceitos a serem trabalhados e na sequência se buscou relacioná-los com o enredo dos filmes a serem utilizados. Escolhemos para nossa análise dois filmes campeões de bilheteria e que trazem o dinamismo tão apreciado pelos jovens. Os filmes analisados são Matrix e Avatar. Ambos tratam temas aparentemente distintos que podem ter um fundamento comum e esta é a reflexão que embasará esta reflexão filosófica. O conceito de Khôra como transposição interpretativa é muito caro nesta análise.pt_BR
dc.format.extent38 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectCinema na educaçãopt_BR
dc.titleO mito e seu uso como instrumento pedagógicopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples