dc.contributor.author | Pereira, Erbison Nunes | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Karen Franklin da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T19:58:14Z | |
dc.date.available | 2019-11-11T19:58:14Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54515 | |
dc.description | Orientadora : Karen Franklin da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Eduação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O mito pode ser um instrumento pedagógico? É o que o pretendemos desenvolver ao longo desta pesquisa. O mito sempre foi usado pelo homem. A História nos mostra que ele está presente nas sagas, nas religiões, e nos registros históricos (quando eles se perdem nas brumas do tempo). Quando usado como entretenimento ou diversão tem o poder de nos fazer sonhar, enlevar nossa mente, estimular e mesmo ensinar. Os mitos estimulam nossa imaginação e trazem respostas a questionamentos que estão em nosso inconsciente. O cinema, é um instrumento valioso a ser usado em sala de aula, devido ao poder de transpor em imagens e sons aquilo que apenas suspeitávamos em nossas leituras. O professor pode ganhar muito em fazer uso de filmes para apresentar temas filosóficos a seus alunos. Neste trabalho inicialmente se buscou a fundamentação teórica dos conceitos a serem trabalhados e na sequência se buscou relacioná-los com o enredo dos filmes a serem utilizados. Escolhemos para nossa análise dois filmes campeões de bilheteria e que trazem o dinamismo tão apreciado pelos jovens. Os filmes analisados são Matrix e Avatar. Ambos tratam temas aparentemente distintos que podem ter um fundamento comum e esta é a reflexão que embasará esta reflexão filosófica. O conceito de Khôra como transposição interpretativa é muito caro nesta análise. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Cinema na educação | pt_BR |
dc.title | O mito e seu uso como instrumento pedagógico | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |