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dc.contributor.advisorArce, Julio Eduardopt_BR
dc.contributor.authorBoff, Fernanda Alinept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegóciopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-05T19:53:23Z
dc.date.available2018-10-05T19:53:23Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54491
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Julio Eduardo Arcept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de MBA em Gestão do Agronegóciopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Os custos com a mão de obra representam grande parte dos custos de algumas atividades rurais, e podem ser determinantes para seu sucesso. A má utilização desses recursos aumenta os custos e desperdícios, o que diminui o lucro e a competitividade da propriedade. Além disso, ao utilizar recursos humanos de forma não otimizada, pode-se causar seu esgotamento físico e mental, perda de rendimento, problemas de saúde e ociosidade. Diante do exposto, este trabalho visa a criação de um modelo para otimizar o uso da mão de obra, que suporte o planejamento de atividades ocorrendo simultaneamente em múltiplas localidades e seja genérico para ser usado em diversas situações e atividades rurais. Como resultado, obteve-se um modelo que otimiza o uso da mão de obra rural pela distribuição das tarefas, de forma a minimizar os custos com horas de trabalho complementar, realização de atividades em períodos não ideias e deslocamento dos trabalhadores. Sua aplicação em um caso real gerou economia de 12,48% com mão de obra e 16,24% no deslocamento dos funcionários, totalizando 13,95% em três dias. O modelo é bastante flexível e pode ser utilizado em diversas situações, desde que a quantidade de trabalhadores não ultrapasse a capacidade do veículo. No entanto, sua estrutura dividida em partes permite que elas possam ser usadas e adaptadas individualmente para outras situações, então o modelo pode ser adaptado para suportar outras capacidades de transporte. Por fim, conclui-se que o modelo criado atende aos objetivos propostos e pode ser usado com sucesso em diversas situações e combinações de funcionários e atividades. Para o suporte à múltiplas localidades, a quantidade de trabalhadores é limitada pela capacidade de transporte de apenas um veículo, mas o modelo pode ser adaptado para suportar novas capacidades e configurações de transporte. Palavras-chave: distribuição de tarefas; planejamento de atividades; problema de transporte; redução de custos; pesquisa operacional.pt_BR
dc.format.extent22 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTrabalhadores ruraispt_BR
dc.subjectPesquisa operacional - Modelos matemáticospt_BR
dc.titleOtimização da mão de obra rural por meio do planejamento de atividades : abordagem com atividades simultâneas em múltiplas localidadespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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