dc.contributor.advisor | Silva, Milene Zanoni da, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.author | Hanke, Daniel | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T22:13:12Z | |
dc.date.available | 2022-08-11T22:13:12Z | |
dc.date.issued | 2022-08-11T19:12:09Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54439 | |
dc.description | Orientadora: Milene Zanoni da Silva Vosgerau | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A internalização é um dos mecanismos predominantes na educação formal convencional e pretende garantir a continuidade metabólica da ordem social vigente. Enquanto mecanismo alienador a internalização atua por vários dispositivos, entre eles podem ser destacados a simplificação dos conceitos e a defesa de um sistema educacional baseado na divisão social do trabalho na sociedade capitalista. O conceito solo, assim como suas implicações na realidade, tem sido refém desse processo, pois ao se desconsiderar o solo enquanto parte de uma construção social e ambiente de relacionamento multidimensional de grupos, ignora-se a relevância desse elemento no campo do desenvolvimento humano e cultural. Portanto, esse trabalho teve por objetivo contribuir com o enriquecimento do conceito solo, tendo-se como foco a crítica da educação formal institucional e a concepção do meio ambiente construído, utilizando-se de uma argumentação teórica bibliográfica. Os resultados do estudo mostram que os temas envolvidos na argumentação contribuem de forma diferencial com o enriquecimento do conceito solo, entendido não apenas enquanto corpo natural independente dos processos sociais, mas também enquanto espaço de produção e reprodução de relações humanas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (15 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Teoria crítica | pt_BR |
dc.subject | Solo - Uso - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Reflexão crítica do conceito solo : um olhar sobre a educação e sobre o meio ambiente construído | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |