• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Reflexão crítica do conceito solo : um olhar sobre a educação e sobre o meio ambiente construído

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - DANIEL HANKE.pdf (453.8Kb)
    Data
    2022-08-11
    Autor
    Hanke, Daniel
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A internalização é um dos mecanismos predominantes na educação formal convencional e pretende garantir a continuidade metabólica da ordem social vigente. Enquanto mecanismo alienador a internalização atua por vários dispositivos, entre eles podem ser destacados a simplificação dos conceitos e a defesa de um sistema educacional baseado na divisão social do trabalho na sociedade capitalista. O conceito solo, assim como suas implicações na realidade, tem sido refém desse processo, pois ao se desconsiderar o solo enquanto parte de uma construção social e ambiente de relacionamento multidimensional de grupos, ignora-se a relevância desse elemento no campo do desenvolvimento humano e cultural. Portanto, esse trabalho teve por objetivo contribuir com o enriquecimento do conceito solo, tendo-se como foco a crítica da educação formal institucional e a concepção do meio ambiente construído, utilizando-se de uma argumentação teórica bibliográfica. Os resultados do estudo mostram que os temas envolvidos na argumentação contribuem de forma diferencial com o enriquecimento do conceito solo, entendido não apenas enquanto corpo natural independente dos processos sociais, mas também enquanto espaço de produção e reprodução de relações humanas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54439
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV