dc.contributor.advisor | Hoeller, Silvana Cassia, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.author | Ataíde, Laura Trindade de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T16:06:03Z | |
dc.date.available | 2022-08-08T16:06:03Z | |
dc.date.issued | 2022-08-08T13:05:02Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54363 | |
dc.description | Orientadora: Silvana Cássia Hoeller | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: As escolas tradicionalmente têm sido consideradas o espaço indicado para a discussão e o aprendizado de temas urgentes e atuais, entre esses temas, destacase a necessidade de despertar nas escolas e comunidade a questão das queimadas e desmatamentos. Este trabalho se propôs a estudar a degradação ao meio ambiente pretendendo sanar a falta de informação sobre as principais causas e suas conseqüências por meio de uma atividade prática com práticas educativas junto aos educandos da 3ª série "B" da Escola Municipal Monteiro Lobato – EIEF, Município de Goioerê – Paraná. Haja vista que educação ambiental na escola é hoje o instrumento eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. Acredita-se que este seja o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental, promovam a melhoria da qualidade de vida e reduzam a pressão sobre os recursos ambientais. Neste contexto, considerou-se importante a formação desta prática pedagógica que se justifica em conscientizar os alunos e comunidade escolar, pois é fato a importância e a revitalização da história e da cultura de cada comunidade e seus atuais impactos socioambientais, especialmente aqueles causados por modelos produtivos e a educação do campo é oportuna para a reflexão sobre processos de proteção ambiental e práticas produtivas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (15 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Queimada - Aspectos ambientais - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educaçao ambiental - Paraná | pt_BR |
dc.title | Queimadas e desmatamentos, uma degradação ao meio ambiente : um trabalho prático com alunos da 3ª série do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |