Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHorn, Geraldo Balduínopt_BR
dc.contributor.authorAntoniuk, Elisetept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-30T14:18:58Z
dc.date.available2019-10-30T14:18:58Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54361
dc.descriptionOrientador : Geraldo Balduíno Hornpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O texto pretende abordar a crise da autoridade do professor. A questão que se propõe é fazer uma análise da perda da autoridade do professor e sua relação com a geração de violências no espaço da escola, mais especificamente em sala de aula. Pretende-se fazer uma investigação em torno da obra de Hannah Arendt para buscar possíveis delineamentos dentro do âmbito da fenomenologia, ou seja, a intenção não é apresentar a filosofia como solução ao problema apresentado, e sim, que ela seja um meio para a compreensão e reflexão, bem como de conexão entre os diversos aspectos que envolvem as violências como fenômeno social.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The text aims to address the crisis of teacher's authority. The proposed question is to make an analysis of the loss of teacher's authority and its relation to the generation of violence within the school, more specifically in the classroom. The focuses is a research around the work of Hannah Arendt to fetch possible contours within the framework of Phenomenology, that is, the intention is not to present the philosophy as a solution to the problem presented, but one way for understanding and reflection, as well as connection between the various aspects that involve and composes the violence as a social phenomenon.pt_BR
dc.description.abstractZusammenfassung: Hauptpunkt dieser Arbeit ist die Krise der Autorität des Lehrers. Die Fragestelllung ist eine Analyse des Verlusts der Autorität des Lehrers und dessen Zusammenhang zur Entstehung von Gewalten im Schulraum, insbesondere im Klassenzimmer. Die Vorhabe ist eine Untersuchung anhand des Werks von Hannah Arendt, um gewisse Umrissen im Bereich der Phänomenologie zu finden, d. h, man hat nicht die Absicht, die Philosophie als Lösung des Problems darzustellen, sondern sie als ein Mittel zum Verständnis und Nachdenken, sowie als Verbindung zwischen den verschiedenen Aspekten um die Gewalt als soziales Phänomen zu verstehen.pt_BR
dc.format.extent59 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectViolencia escolarpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.titleA perda da autoridade do professor e as violências na sala de aula : possíveis delineamentos em Hannah Arendtpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples