dc.contributor.author | Bandt, Daniel Langemann | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Karen Franklin da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T13:42:55Z | |
dc.date.available | 2019-10-30T13:42:55Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54358 | |
dc.description | Orientadora : Karen Franklin da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho procura analisar a filosofia neopragmática de Richard Rorty e sua relação com a educação a partir primeiramente de suas distinções e apropriações do pragmatismo clássico, podendo com isso verificar quais são suas principais fontes e referências pragmáticas e também suas inovações perante o pragmatismo. A partir disso, busca-se verificar a critica que Rorty faz com relação à epistemologia, demonstrando com isso aspectos que são determinantes na construção de sua própria filosofia neopragmática, quais sejam: o antirrepresentacionismo, antiessencialismo e o antifundacionismo. Com esse entendimento a respeito das influencias e características da filosofia de Rorty, pretende-se examinar quais são as compreensões neopragmáticas no âmbito educacional, procurando verificar seu uso na prática docente e no atual contexto educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Pragmatismo | pt_BR |
dc.title | A filosofia neopragmática de Richard Rorty e a educação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |