dc.contributor.author | Bartz, Adriane de Lima Vilas Boas | pt_BR |
dc.contributor.other | Knabem, Andréa, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-27T11:52:33Z | |
dc.date.available | 2021-07-27T11:52:33Z | |
dc.date.issued | 2021-07-27T08:51:39Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54356 | |
dc.description | Orientador : Andrea Knabem | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O Brasil por ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo e ser um país
agrícola e ainda busca a efetivação de uma educação voltada à escola do campo. A história relata a falta de políticas públicas e de uma educação do campo que favoreça ao aluno sua permanência no campo através da sustentabilidade. O trabalho foi baseado na pesquisa bibliográfica e de campo, analisando as experiências dos professores e os documentos como Projetos Políticos Pedagógicos e a Proposta Curricular da Escola Estadual São João, no município de Ubiratã, no mês de novembro. As reflexões fortaleceram o movimento de mobilização social da comunidade local, garantindo qualidade na permanência para os alunos do campo, priorizando as especificidades do currículo da escola do campo respeitando a cultura e o trabalho dos sujeitos que ali vivem | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (15 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | A educação do campo e o projeto das nascentes na Escola Estadual São João no município de Ubiratã | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |