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dc.contributor.advisorCherobim, Ana Paula Mussi Szabo, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.creatorPereira, Marilyn Pelissaript_BR
dc.date.accessioned2024-05-02T17:11:35Z
dc.date.available2024-05-02T17:11:35Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54255
dc.descriptionOrientadora : Ana Paula Cherobimpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O CRM ou marketing de relacionamento com o cliente é uma estratégia de marketing centrada no cliente, mais especificamente na busca da satisfação das necessidades do mesmo. O objetivo geral deste trabalho é avaliar e aprofundar os estudos sobre o CRM como uma forma de aquisição, retenção e fidelização de clientes. Mais especificamente objetiva-se pesquisar os principais conceitos e métodos de aplicação da ferramenta de CRM nas empresas, apresentar resumidamente alguns "cases" de organizações que obtiveram resultados e benefícios com a sua implementação, avaliar as necessidades e custos e levantar as perspectivas futuras com a utilização desta nova estratégia de marketing. A satisfação e retenção dos clientes antigos é tão importante quanto a prospecção de novos clientes, este é um dos conceitos centrais dentro do novo paradigma da cultura CRM. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica exploratória sobre o tema e a compilação dos principais pontos sobre o CRM. O marketing de relacionamento com o cliente tem se configurado numa das melhores ferramentas para aumentar a lucratividade, a aquisição e retenção de clientes para as organizaçõespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.titleCRM - customer relationship managementpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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