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    Análise do modelo de liderança criativa e o desempenho de equipes criativas : um estudo de caso com uma equipe de gestão de pessoas

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    R - E - KALINE RENATA MOTA BUENO.pdf (420.9Kb)
    Date
    2016
    Author
    Bueno, Kaline Renata Mota
    Metadata
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    Abstract
    Resumo : O objetivo deste artigo é analisar as estruturas de liderança na perspectiva de uma equipe de gestão de pessoas e o desempenho percebido. Para alcançar tal objetivo, o modelo teórico utilizado foi o de Liderança Criativa criado por Rickards et al. (2001, Apud Gimenez e Inácio Junior, 2004). Foi empregado um estudo de caso em uma equipe de gestão de pessoas de um hospital de médio porte de Curitiba/PR. Fazem parte da equipe quatro pessoas que compõem o setor de Recursos Humanos da empresa, sendo todas mulheres com idade entre 26 e 33 anos e que trabalham juntas há dois anos. O caso por conveniência e acessibilidade. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: a) instrumentos de pesquisa denominado TFI (Team Factors Inventory) decorrente do Modelo de Liderança Criativa e entrevista semiestruturada. Como resultados, pode-se afirmar que a equipe de trabalho pode ser classificada como sendo Equipe dos Sonhos, embora tenha apresentado índices baixos nos fatores de Liderança Transformacional e Liderança Transacional. Contudo, em uma análise mais acurada, por meio das entrevistas foi possível verificar limitações na atuação das estruturas benignas. Essas estruturas, segundo o Modelo de Liderança Criativa., são responsáveis pela superação das barreiras e permitem um desempenho superior da equipe (CAETANO JUNIOR, 2008). Concluiuse que apesar da autoavaliação positiva por parte da equipe, há uma grande necessidade de promoção das estruturas benignas previstas no MLC. A discrepância das médias de Liderança Transacional e Liderança Transformacional em relação às demais possibilitou sugerir que há uma relação de confiança mútua da equipe independente da atuação do líder; e que pode haver uma melhora nos fatores motivacionais dos colaboradores com introdução das estruturas benignas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54088
    Collections
    • MBA em gestão de talentos e comportamento humano [271]

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