A importância do endobranding para o fortalecimento da marca : caso do sistema Fiep no Paraná
Resumo
Resumo : No universo corporativo, a marca é considerada um dos maiores bens de uma empresa e que necessita da participação de todos os seus stakeholders, em especial, o público interno. Ao não considerar o colaborador como essencial no processo de branding, as instituições perdem em competitividade no mercado e, consequentemente, na sustentabilidade do negócio. Com isso, enxergar o cliente interno, ou seja, os colaboradores como ferramentas estratégicas no processo de branding pode ajudar a empresa a conquistar competitividade no mercado e continuar a agregar o valor aos seus ativos intangíveis, como a marca e o capital intelectual de seus colaboradores. Este trabalho se propõe a verificar a importância da aplicação do endomarketing e do endobranding no processo de fortalecimento da marca Sistema Fiep no Paraná. Para a elaboração deste estudo, foi realizada revisão bibliográfica a respeito da relação e das vantagens de utilizar o colaborador como agente ativo na construção e manutenção da uma marca e como sustentação as pesquisas realizadas em Curitiba em 2012 e 2015 pelo Sistema Fiep.
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- MBA em marketing [312]