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dc.contributor.advisorPrado, Paulo Henrique Müller, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.creatorRasera, Nicolept_BR
dc.date.accessioned2023-06-02T19:47:18Z
dc.date.available2023-06-02T19:47:18Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53935
dc.descriptionOrientador : Paulo Pradopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Um alto nível de satisfação dos clientes gera muitos benefícios para empresa, entre eles: maior frequência de compra, menor sensibilidade dos consumidores à ação da concorrência e indicação de novos clientes. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo averiguar os fatores valorizados pelos clientes da Rasera Corretora de Seguros no momento de contratação ou renovação de seu seguro e medir sua satisfação baseada nesses quesitos. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza descritiva. O método utilizado foi a pesquisa quantitativa, respondida através de questionários de forma anônima, priorizando a confidencialidade. O questionário utilizou o modelo SERVQUAL para comparar as expectativas e percepções dos clientes a respeito de cinco atributos: confiabilidade, responsividade, empatia, segurança e tangilbilidade. Além disso, foi utilizado o índice NPS para calcular a porcentagem de clientes satisfeitos com a empresa. Verificou-se que os fatores mais importantes para os clientes da Rasera Corretora de Seguros na decisão de contratar um seguro são a confiabilidade e a responsividade, e com menor importância a tangibilidade. Além disso, a análise da pesquisa indica que a maioria dos respondentes está totalmente satisfeita com a empresa. Com base nos resultados do estudo, a Rasera Corretora de Seguros pode monitorar e investir nos fatores que realmente tem importância para os clientes, satisfazendo-os e obtendo assim relacionamentos de longo prazo. Outro ponto observado é a necessidade de realização de pesquisas periódicas, uma vez que as expectativas dos clientes são mutáveis e influenciáveis pelas ações da concorrência.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectSegurospt_BR
dc.titleSatisfação dos clientes baseada nos fatores valorizados na contratação ou renovação de segurospt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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