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dc.contributor.authorBenetão, Márcia de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherDuarte, Sandra Marciapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-07T12:48:26Z
dc.date.available2021-07-07T12:48:26Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53910
dc.descriptionOrientador : Profa. Dra. Sandra Márcia Duartept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho visa analisar o papel do Programa de Educação Cooperativa A União Faz a Vida, implantado na Rede Escolar do Município de Jussara voltado para os alunos das instituições municipais de ensino, sob a perspectiva de construção da cidadania, este estudo também levou em consideração os beneficiários do Programa Bolsa Família, visto que parte dos alunos que participam desse Programa educação são beneficiários do Programa Bolsa Família, diante do quadro de vulnerabilidade que estes alunos apresentam. O trabalho foi produzido a partir de pesquisa de caráter bibliográfico sendo o processo metodológico caracterizado pela pesquisa qualitativa, embasado na contribuição de diversos autores e publicações que abordam o tema. A pesquisa busca investigar o papel do Programa A União Faz a Vida como aporte, na construção da cidadania, nas aprendizagens sociais e escolares assim como nos processos formativos do conhecimento dos alunos da rede, visto que o Programa tem na sua essência desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade, considerando o coletivo em que os beneficiários do Programa Bolsa Família estão inseridos, sob o prisma do compromisso social de todo os envolvidos no processo educacional em favor da formação socializadora, humanizadora e emancipadora do aluno, com um breve olhar para as condicionalidades do Programa que se configura como agente colaborador na inclusão e permanência de crianças nas escolas. Como resultado alcançou-se algumas considerações acerca das possibilidades do Programa A União Faz a Vida contribuir com Programas maiores como o Programa Bolsa Família em termos de formação da cidadania numa perspectiva coletiva, pois o PBF tem indicativos de políticas focalizadas nos beneficiários, no entanto, questões de entorno, que são decisivas para a inclusão e autonomia desses sujeitos no tecido social, ficam prejudicadas, pois, o PBF não atinge a comunidade não beneficiária, que se mantêm resistentes e excludentes, estigmatizado os beneficiários.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (38 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProjetos sociaispt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectProgramas de sustentaçao de rendapt_BR
dc.titleProgramas sociais educativos articulados a educação na construção da cidadaniapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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