• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Programas sociais educativos articulados a educação na construção da cidadania

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARCIA DE OLIVEIRA BENETAO.pdf (348.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Benetão, Márcia de Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho visa analisar o papel do Programa de Educação Cooperativa A União Faz a Vida, implantado na Rede Escolar do Município de Jussara voltado para os alunos das instituições municipais de ensino, sob a perspectiva de construção da cidadania, este estudo também levou em consideração os beneficiários do Programa Bolsa Família, visto que parte dos alunos que participam desse Programa educação são beneficiários do Programa Bolsa Família, diante do quadro de vulnerabilidade que estes alunos apresentam. O trabalho foi produzido a partir de pesquisa de caráter bibliográfico sendo o processo metodológico caracterizado pela pesquisa qualitativa, embasado na contribuição de diversos autores e publicações que abordam o tema. A pesquisa busca investigar o papel do Programa A União Faz a Vida como aporte, na construção da cidadania, nas aprendizagens sociais e escolares assim como nos processos formativos do conhecimento dos alunos da rede, visto que o Programa tem na sua essência desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade, considerando o coletivo em que os beneficiários do Programa Bolsa Família estão inseridos, sob o prisma do compromisso social de todo os envolvidos no processo educacional em favor da formação socializadora, humanizadora e emancipadora do aluno, com um breve olhar para as condicionalidades do Programa que se configura como agente colaborador na inclusão e permanência de crianças nas escolas. Como resultado alcançou-se algumas considerações acerca das possibilidades do Programa A União Faz a Vida contribuir com Programas maiores como o Programa Bolsa Família em termos de formação da cidadania numa perspectiva coletiva, pois o PBF tem indicativos de políticas focalizadas nos beneficiários, no entanto, questões de entorno, que são decisivas para a inclusão e autonomia desses sujeitos no tecido social, ficam prejudicadas, pois, o PBF não atinge a comunidade não beneficiária, que se mantêm resistentes e excludentes, estigmatizado os beneficiários.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53910
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV