dc.contributor.advisor | Zaionz, Rozane | pt_BR |
dc.contributor.author | Dalto, Helena Alves | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T08:35:31Z | |
dc.date.available | 2021-08-11T08:35:31Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53888 | |
dc.description | Orientadora : Profª Rozane Zaionz | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo teve como objetivo geral analisar como o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de São Jorge do Patrocínio tem se posicionado diante da pobreza. Para atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa e documental, na qual foram investigados os documentos que orientam a Educação Infantil do município e também alguns documentos do CMEI, a fim de se verificar o que os mesmos trazem a respeito da pobreza, diversidade e desigualdade. Os documentos analisados foram o Plano Municipal de Educação (PME) de São Jorge do Patrocínio, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CMEI, o material didático utilizado pelas turmas de pré-escola e os planejamentos das aulas das professoras dessas turmas. Os resultados da pesquisa revelaram que o PME do município e o PPP do CMEI abordam questões relativas à valorização da diversidade e erradicação da desigualdade, preconceito e discriminação, no entanto, adentram de maneira superficial no tema pobreza. O material didático utilizado nas turmas de pré-escola do CMEI aborda os temas diversidade e desigualdade, porém, não apresenta nada a respeito do tema pobreza. Nos planejamentos de aula das professoras das turmas de pré-escola tais temas se fazem ausentes. Apesar desse cenário de desconsideração do tema pobreza nos documentos orientadores, material didático e planejamentos das professoras, as informações contidas no PPP do CMEI revelaram que o mesmo sempre procurou realizar ações e projetos para lidar com a situação de pobreza das crianças que o frequentam e suas respectivas famílias. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (23 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.title | Educação infantil, pobreza e desigualdade social na perspectiva do CMEI do município de São Jorge do Patrocínio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |