Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZaionz, Rozanept_BR
dc.contributor.authorDalto, Helena Alvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-11T08:35:31Z
dc.date.available2021-08-11T08:35:31Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53888
dc.descriptionOrientadora : Profª Rozane Zaionzpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo teve como objetivo geral analisar como o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de São Jorge do Patrocínio tem se posicionado diante da pobreza. Para atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa e documental, na qual foram investigados os documentos que orientam a Educação Infantil do município e também alguns documentos do CMEI, a fim de se verificar o que os mesmos trazem a respeito da pobreza, diversidade e desigualdade. Os documentos analisados foram o Plano Municipal de Educação (PME) de São Jorge do Patrocínio, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CMEI, o material didático utilizado pelas turmas de pré-escola e os planejamentos das aulas das professoras dessas turmas. Os resultados da pesquisa revelaram que o PME do município e o PPP do CMEI abordam questões relativas à valorização da diversidade e erradicação da desigualdade, preconceito e discriminação, no entanto, adentram de maneira superficial no tema pobreza. O material didático utilizado nas turmas de pré-escola do CMEI aborda os temas diversidade e desigualdade, porém, não apresenta nada a respeito do tema pobreza. Nos planejamentos de aula das professoras das turmas de pré-escola tais temas se fazem ausentes. Apesar desse cenário de desconsideração do tema pobreza nos documentos orientadores, material didático e planejamentos das professoras, as informações contidas no PPP do CMEI revelaram que o mesmo sempre procurou realizar ações e projetos para lidar com a situação de pobreza das crianças que o frequentam e suas respectivas famílias.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (23 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.titleEducação infantil, pobreza e desigualdade social na perspectiva do CMEI do município de São Jorge do Patrocíniopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples