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    Educação infantil, pobreza e desigualdade social na perspectiva do CMEI do município de São Jorge do Patrocínio

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    R - E - HELENA ALVES DALTO.pdf (448.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Dalto, Helena Alves
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente estudo teve como objetivo geral analisar como o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de São Jorge do Patrocínio tem se posicionado diante da pobreza. Para atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa e documental, na qual foram investigados os documentos que orientam a Educação Infantil do município e também alguns documentos do CMEI, a fim de se verificar o que os mesmos trazem a respeito da pobreza, diversidade e desigualdade. Os documentos analisados foram o Plano Municipal de Educação (PME) de São Jorge do Patrocínio, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CMEI, o material didático utilizado pelas turmas de pré-escola e os planejamentos das aulas das professoras dessas turmas. Os resultados da pesquisa revelaram que o PME do município e o PPP do CMEI abordam questões relativas à valorização da diversidade e erradicação da desigualdade, preconceito e discriminação, no entanto, adentram de maneira superficial no tema pobreza. O material didático utilizado nas turmas de pré-escola do CMEI aborda os temas diversidade e desigualdade, porém, não apresenta nada a respeito do tema pobreza. Nos planejamentos de aula das professoras das turmas de pré-escola tais temas se fazem ausentes. Apesar desse cenário de desconsideração do tema pobreza nos documentos orientadores, material didático e planejamentos das professoras, as informações contidas no PPP do CMEI revelaram que o mesmo sempre procurou realizar ações e projetos para lidar com a situação de pobreza das crianças que o frequentam e suas respectivas famílias.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53888
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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