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dc.contributor.authorSouza, Tayla Gonçalves dept_BR
dc.contributor.otherCastagini, Andrea da Silva, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-20T12:35:08Z
dc.date.available2021-05-20T12:35:08Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53790
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Dr.ª Andrea Castaginipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente artigo aborda de que maneira a condicionalidade frequência escolar, de filhos e dependentes de beneficiários do Programa Bolsa Família no município de Cambira, interfere na educação destes, analisando duas realidades diferentes: da educação infantil e do ensino fundamental anos iniciais. Objetivou-se analisar se o Programa Bolsa Família de fato propicia um auxílio efetivo no enfrentamento à pobreza e na mudança deste cenário, tendo na educação a ferramenta para uma melhoria destas condições de vida. Para subsidiar esta pesquisa, buscou-se embasamento nos documentos oficiais e em autores de referência na área de assistência social e educação. A partir de um roteiro semiestruturado de entrevistas implementado junto às coordenadoras educacionais dos dois estabelecimentos de ensino, foi possível caracterizar as duas realidades, nas quais de um lado, os beneficiários conhecem seus deveres e direitos e os escolares e faltam apenas com justificativas, enquanto no outro, os escolares comparecem às aulas mesmo quando doentes. Verifica-se a necessidade de proporcionar maiores informações aos beneficiários quanto aos direitos e deveres de seu dependente quanto à condicionalidade frequência escolar no Programa Bolsa Família.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (27 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProgramas de sustentaçao de rendapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFrequência escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA condicionalidade frequência escolar do Programa Bolsa Família em duas realidades distintas : educação infantil e ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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