dc.contributor.author | Grigol, Sirlei Regina Bertochi | pt_BR |
dc.contributor.other | Rodrigues, Rosemeri Terezinha Ferreira da Rocha | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T17:31:49Z | |
dc.date.available | 2021-08-12T17:31:49Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53784 | |
dc.description | Orientadora : Profª. Mª. Rosemeri T. F. da R. Rodrigues | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa trabalhou com o fenômeno da evasão escolar no Município de Ampére, Estado do Paraná, a partir da perspectiva do corpo docente. A metodologia escolhida utilizou levantamentos bibliográficos e uma pesquisa de campo, através de aplicação de questionário aos professores de uma das escolas estaduais que oferecem ensino do 6º ao 9º ano - em que os índices de evasão escolar estavam mais elevados. Os resultados alcançados permitiram a identificação dos aspectos que levam os (as) estudantes à prática da evasão escolar. Tratando da evasão com variáveis relativas ao contexto escolar, os professores participantes desta pesquisa afirmam que um dos fatores que integra a permanência do aluno na escola é a oferta de ensino de qualidade com bons professores que incentivem os (as) estudantes a frequentar a sala de aula. O bom domínio dos conteúdos e diversificação das metodologias utilizadas também recebeu destaque na percepção dos professores como importantes para a permanência dos alunos na escola. Outros fatores apontados foram as questões da desigualdade social encontradas no contexto familiar que sugerem que o (a) aluno (a) evade-se da escola para ingressar no mercado de trabalho formal ou informal com a intenção de auxiliar nas despesas familiares ou para benefício próprio. O Programa Bolsa Família foi considerado pelos professores como ferramenta aliada à educação brasileira que vem de encontro ao enfrentamento da problemática da evasão já que gera incentivo à frequência escolar. Outros aspectos considerados a partir do trabalho com este tema é de que a evasão escolar pode ser combatida através de programas de fortalecimento às escolas como investimentos físicos e estruturais, modernização dos espaços, capacitação e incentivo aos docentes e também aumento dos investimentos em políticas de enfrentamento a pobreza. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (29 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de primeiro grau | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Perspectiva dos professores sobre evasão escolar e desigualdade social na Escola Estadual Cândido Portinari, município de Ampére/PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |