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    Perspectiva dos professores sobre evasão escolar e desigualdade social na Escola Estadual Cândido Portinari, município de Ampére/PR

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    R - E - SIRLEI REGINA BERTOCHI GRIGOL.pdf (531Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Grigol, Sirlei Regina Bertochi
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa trabalhou com o fenômeno da evasão escolar no Município de Ampére, Estado do Paraná, a partir da perspectiva do corpo docente. A metodologia escolhida utilizou levantamentos bibliográficos e uma pesquisa de campo, através de aplicação de questionário aos professores de uma das escolas estaduais que oferecem ensino do 6º ao 9º ano - em que os índices de evasão escolar estavam mais elevados. Os resultados alcançados permitiram a identificação dos aspectos que levam os (as) estudantes à prática da evasão escolar. Tratando da evasão com variáveis relativas ao contexto escolar, os professores participantes desta pesquisa afirmam que um dos fatores que integra a permanência do aluno na escola é a oferta de ensino de qualidade com bons professores que incentivem os (as) estudantes a frequentar a sala de aula. O bom domínio dos conteúdos e diversificação das metodologias utilizadas também recebeu destaque na percepção dos professores como importantes para a permanência dos alunos na escola. Outros fatores apontados foram as questões da desigualdade social encontradas no contexto familiar que sugerem que o (a) aluno (a) evade-se da escola para ingressar no mercado de trabalho formal ou informal com a intenção de auxiliar nas despesas familiares ou para benefício próprio. O Programa Bolsa Família foi considerado pelos professores como ferramenta aliada à educação brasileira que vem de encontro ao enfrentamento da problemática da evasão já que gera incentivo à frequência escolar. Outros aspectos considerados a partir do trabalho com este tema é de que a evasão escolar pode ser combatida através de programas de fortalecimento às escolas como investimentos físicos e estruturais, modernização dos espaços, capacitação e incentivo aos docentes e também aumento dos investimentos em políticas de enfrentamento a pobreza.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53784
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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