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dc.contributor.authorOliveira, Odair Souza dept_BR
dc.contributor.otherSoczek, Marcia Barbosa, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-01T17:00:58Z
dc.date.available2021-07-01T17:00:58Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53758
dc.descriptionOrientadora : Prof.(a). Márcia Barbosa Soczekpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho pretende avaliar se a questão da pobreza, e suas condições de permanência e reprodução, estão presentes nos documentos oficiais do Curso Técnico em Agroecologia, em especial o Projeto Político Pedagógico (PPP) e Plano de Curso do Centro Estadual de Educação Profissional Getúlio Vargas (CEEPAGV) e se a Pedagogia da Alternância, que é uma característica diferencial deste curso, pode servir como ferramenta de combate ás condições de pobreza e a permanência da (o) educanda (o) nesta situação. A metodologia utilizada nesta pesquisa é a qualitativa e para isto foi utilizado o estudo documental e bibliográfico. Assim como nos currículos, é gritante a ausência do debate sobre pobreza nos Projetos Políticos Pedagógicos e Planos de Curso, principalmente nos cursos técnicos voltados a formação de jovens agricultoras (es). O grande desafio é problematizar essas discussões no âmbito da prática escolar, tanto em sala de aula, como na confecção dos documentos acima relacionados. Apesar do Curso Técnico em Agroecologia deixar claro, principalmente em seu Plano de Curso, que a Pedagogia da Alternância possa propiciar a (o) educanda (o) possibilidades de desenvolver seus projetos, esses documentos não explicitam como essa metodologia de ensino e essa tecnologia de produção de alimentos podem ser uma ferramenta de combate à situação de pobreza. Portanto, é possível refletir sobre a necessidade da revisão do Projeto Político Pedagógico e colocar as (os) educandas (os) e as possibilidades de enfrentamento das condições de pobreza no centro da construção deste importante documento da escola.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (12 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.titlePedagogia da Alternância e Agroecologia : ferramentas para o enfrentamento da pobreza na educação de jovens agricultores (as)?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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