Pedagogia da Alternância e Agroecologia : ferramentas para o enfrentamento da pobreza na educação de jovens agricultores (as)?
Resumo
Resumo : Este trabalho pretende avaliar se a questão da pobreza, e suas condições de permanência e reprodução, estão presentes nos documentos oficiais do Curso Técnico em Agroecologia, em especial o Projeto Político Pedagógico (PPP) e Plano de Curso do Centro Estadual de Educação Profissional Getúlio Vargas (CEEPAGV) e se a Pedagogia da Alternância, que é uma característica diferencial deste curso, pode servir como ferramenta de combate ás condições de pobreza e a permanência da (o) educanda (o) nesta situação. A metodologia utilizada nesta pesquisa é a qualitativa e para isto foi utilizado o estudo documental e bibliográfico. Assim como nos currículos, é gritante a ausência do debate sobre pobreza nos Projetos Políticos Pedagógicos e Planos de Curso, principalmente nos cursos técnicos voltados a formação de jovens agricultoras (es). O grande desafio é problematizar essas discussões no âmbito da prática escolar, tanto em sala de aula, como na confecção dos documentos acima relacionados. Apesar do Curso Técnico em Agroecologia deixar claro, principalmente em seu Plano de Curso, que a Pedagogia da Alternância possa propiciar a (o) educanda (o) possibilidades de desenvolver seus projetos, esses documentos não explicitam como essa metodologia de ensino e essa tecnologia de produção de alimentos podem ser uma ferramenta de combate à situação de pobreza. Portanto, é possível refletir sobre a necessidade da revisão do Projeto Político Pedagógico e colocar as (os) educandas (os) e as possibilidades de enfrentamento das condições de pobreza no centro da construção deste importante documento da escola.