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dc.contributor.authorGassner, Noili Fortesckipt_BR
dc.contributor.otherBellardo, Waldirene Sawozuk, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-22T13:58:59Z
dc.date.available2021-06-22T13:58:59Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53757
dc.descriptionOrientadora: Professora Dr.ª Waldirene Sawozuk Bellardopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo expõe as considerações decorrente de uma pesquisa que teve como objetivo investigar os efeitos da ampliação da jornada escolar no rendimento médio de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). A pesquisa foi realizada em duas escolas do município de Piên/PR, a partir das quais construiu-se um banco de dados referente ao desempenho escolar dos alunos dos 4 os anos do ensino fundamental, no ano letivo de 2015. Os dados do desempenho escolar dos estudantes foram obtidos junto à Secretaria de Educação através dos Sistemas Sere e Presença. O tratamento dos dados, sua análise e organização em gráficos permitiu inferir que os beneficiários do PBF que frequentaram o Programa Mais Educação (ampliando o tempo de sua jornada escolar) obtiveram um rendimento superior em comparação aos demais estudantes beneficiários que não frequentaram o Mais Educação. Destarte, o estudo demonstrou que o tempo de permanência dessas crianças na escola é uma variável importante na melhoria do desempenho escolar, constituindo-se em política necessária à materialização do direito à educação no que concerne à sua qualidade. Por fim, cabe destacar que o aporte teórico utilizado na análise dos dados coletados teve como principal referencial os materiais do curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, além de autores como YANNOULAS (2013), VIÑAO FRAGO (1998), LEITE (2015), DUARTE (2013).pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (20 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.titleEducação integral e vulnerabilidade social : caminhos para a materialização do direito à educaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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