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    Educação integral e vulnerabilidade social : caminhos para a materialização do direito à educação

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    R - E - NOILI FORTESCKI GASSNER.pdf (413.9Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Gassner, Noili Fortescki
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente artigo expõe as considerações decorrente de uma pesquisa que teve como objetivo investigar os efeitos da ampliação da jornada escolar no rendimento médio de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). A pesquisa foi realizada em duas escolas do município de Piên/PR, a partir das quais construiu-se um banco de dados referente ao desempenho escolar dos alunos dos 4 os anos do ensino fundamental, no ano letivo de 2015. Os dados do desempenho escolar dos estudantes foram obtidos junto à Secretaria de Educação através dos Sistemas Sere e Presença. O tratamento dos dados, sua análise e organização em gráficos permitiu inferir que os beneficiários do PBF que frequentaram o Programa Mais Educação (ampliando o tempo de sua jornada escolar) obtiveram um rendimento superior em comparação aos demais estudantes beneficiários que não frequentaram o Mais Educação. Destarte, o estudo demonstrou que o tempo de permanência dessas crianças na escola é uma variável importante na melhoria do desempenho escolar, constituindo-se em política necessária à materialização do direito à educação no que concerne à sua qualidade. Por fim, cabe destacar que o aporte teórico utilizado na análise dos dados coletados teve como principal referencial os materiais do curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, além de autores como YANNOULAS (2013), VIÑAO FRAGO (1998), LEITE (2015), DUARTE (2013).
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53757
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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