dc.contributor.advisor | Silva, Cesar Augusto Cruz da, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.author | Weber, Mary Elene | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T05:15:39Z | |
dc.date.available | 2021-08-11T05:15:39Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53751 | |
dc.description | Orientador : Prof. Me. Cesar Augusto Cruz da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo deste artigo é compreender como a escola, sendo um agente formador de cidadania e consequentemente estimulador de conhecimentos de direitos, estabelece a relação dos currículos escolares com direitos humanos, assim como a compreensão desses direitos por parte dos professores. Também se busca maior entendimento da relação entre o cotidiano escolar e a vida de seus alunos fora dela, se são considerados fatores sociais como pobreza, desigualdade, descriminação racial e de gênero nas discussões em sala de aula, e de que forma isso ocorre. Em termos metodológicos, realizou-se pesquisa in loco em duas escolas do município de Cascavel - PR, onde foram coletadas informações importantes que estão organizadas em tabelas no campo dos resultados. Através da pesquisa realizada foi possível compreender que a escola é um local que acolhe alunos com diversos anseios, não somente pela necessidade de adquirir conhecimento, mas se configura como um espaço de cuidado com demandas trazidas pelos seus alunos, pois suas vulnerabilidades refletem no processo de aprendizagem, assim como no relacionamento escolar. O processo de efetivação dos Direitos Humanos no espaço escolar vai além do entendimento do assunto por parte dos professores, diz respeito ao trabalho conjunto com a rede de proteção e com o trabalho de formação de senso crítico desde a primeira infância. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (20 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Curriculos - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | A escola como um espaço de efetivação dos direitos humanos : uma averiguação in loco | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |