dc.contributor.author | Carboni, Martha Daniela | pt_BR |
dc.contributor.other | Rodrigues, Rosemeri Terezinha Ferreira da Rocha | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T08:06:45Z | |
dc.date.available | 2021-08-11T08:06:45Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53750 | |
dc.description | Orientadora : Prof.ª Ms. Rosemeri T. F. da R. Rodrigues | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo analisa o Programa Bolsa Família (PBF) e seus impactos e limitações verificados na área da Educação. Esse Programa de transferência de renda foi responsável pela retirada de milhões de pessoas da situação de extrema pobreza e ainda é considerado uma das principais frentes de apoio à frequência dos estudantes brasileiros que vivem em situação de pobreza. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise documental e revisão de bibliografia a partir de levantamento de pesquisas que trabalharam de forma conjunta os temas da Educação e o PBF publicados no período que compreende os anos de 2010 a 2016. Os resultados apresentados nesse artigo sistematizam e apresentam contribuições de diversos autores que se posicionam quanto aos impactos e limitações do PBF na área da Educação. A concentração dos debates manifesta centralidade na frequência escolar como condicionalidade do Programa e ressalta impactos positivos e também as limitações manifestadas na Educação. Foi possível também constatar através da revisão bibliográfica, que há consenso de que o Programa tem estimulado e contribuído consideravelmente para a redução dos índices de pobreza e extrema pobreza nos últimos dez anos. Percebeu-se também elevação nas matrículas e frequência à escola, diminuição nas taxas de evasão escolar e progressiva adequação da idade/série dos estudantes. A maioria dos autores descreve que apesar do PBF ter alcançado os seus objetivos como aliviar de imediato a pobreza e extrema pobreza, incentivar e manter as crianças e adolescentes no âmbito escolar, diminuir os índices de analfabetismo - necessita ainda de aprimoramentos. As sugestões de melhorias que podem implicar em avanços na escolarização dos alunos usuários do PBF incluem que os espaços escolares desenvolvam currículos formais e não formais que são estabelecidos nas relações sociais e histórico-culturais, pois dessa forma caberá a inclusão da temática da pobreza nos currículos para que o conhecimento sobre esse fenómeno multidimensional esteja presente nas formações, nos materiais didáticos e encaminhamentos metodológicos que ocorrem em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (30 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Impactos do Programa Bolsa Família na educação : uma revisão de literatura de 2010 a 2016 | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |