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dc.contributor.authorSilva, Lucia Palu dapt_BR
dc.contributor.otherArco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-24T19:35:06Z
dc.date.available2021-06-24T19:35:06Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53718
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Yvelise Freitas de Souza Arco-Verdept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem por finalidade apresentar discussões sobre a educação de alunos com necessidades educacionais especiais, principalmente os surdos, em situação de pobreza no município de Mandirituba. Pretende também, refletir sobre as dificuldades e o baixo rendimento escolar destes alunos na escola regular da educação básica. Os alunos com necessidades educacionais especiais e, em destaque, os surdos e pobres que frequentam a escola regular demonstram, via de regra, dificuldades de aprendizagem. Os professores destes alunos também têm dificuldades em atuar junto a eles. O processo de inclusão é complexo, com sérios problemas de ensino e de aprendizagem. É comum a idealização do trabalho pedagógico por parte da maioria dos professores e a transferência de responsabilidades sobre este trabalho fica cada vez mais evidenciada. Empurra-se para a família, para as instituições, para programas paralelos do sistema e culpa-se outrem pelas dificuldades de enfrentamento. A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa e utilizou -se a coleta de informações e dados sobre o público-alvo, no caso, estudantes surdos. Foram realizadas também, pesquisas bibliográficas referentes ao assunto estudado. As maiores dificuldades percebidas e que dificultam o processo de ensino e aprendizagem destes alunos surdos, inclusos na escola regular foram a falta de preparo e a insegurança dos professores. A inclusão é uma garantia de direitos na educação e o preparo de profissionais para este direito é dever do estado e, ambos, precisam ser efetivados como políticas públicas adequadas.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (19 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleMiséria e pobreza como empecilhos ao atendimento especial do estudante surdo do município de Mandiritubapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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