dc.contributor.author | Silva, Lucia Palu da | pt_BR |
dc.contributor.other | Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T19:35:06Z | |
dc.date.available | 2021-06-24T19:35:06Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53718 | |
dc.description | Orientadora : Profa. Dra. Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho tem por finalidade apresentar discussões sobre a educação de alunos com necessidades educacionais especiais, principalmente os surdos, em situação de pobreza no município de Mandirituba. Pretende também, refletir sobre as dificuldades e o baixo rendimento escolar destes alunos na escola regular da educação básica. Os alunos com necessidades educacionais especiais e, em destaque, os surdos e pobres que frequentam a escola regular demonstram, via de regra, dificuldades de aprendizagem. Os professores destes alunos também têm dificuldades em atuar junto a eles. O processo de inclusão é complexo, com sérios problemas de ensino e de aprendizagem. É comum a idealização do trabalho pedagógico por parte da maioria dos professores e a transferência de responsabilidades sobre este trabalho fica cada vez mais evidenciada. Empurra-se para a família, para as instituições, para programas paralelos do sistema e culpa-se outrem pelas dificuldades de enfrentamento. A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa e utilizou -se a coleta de informações e dados sobre o público-alvo, no caso, estudantes surdos. Foram realizadas também, pesquisas bibliográficas referentes ao assunto estudado. As maiores dificuldades percebidas e que dificultam o processo de ensino e aprendizagem destes alunos surdos, inclusos na escola regular foram a falta de preparo e a insegurança dos professores. A inclusão é uma garantia de direitos na educação e o preparo de profissionais para este direito é dever do estado e, ambos, precisam ser efetivados como políticas públicas adequadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (19 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Miséria e pobreza como empecilhos ao atendimento especial do estudante surdo do município de Mandirituba | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |