• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Miséria e pobreza como empecilhos ao atendimento especial do estudante surdo do município de Mandirituba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LUCIA PALU DA SILVA.pdf (441.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Silva, Lucia Palu da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho tem por finalidade apresentar discussões sobre a educação de alunos com necessidades educacionais especiais, principalmente os surdos, em situação de pobreza no município de Mandirituba. Pretende também, refletir sobre as dificuldades e o baixo rendimento escolar destes alunos na escola regular da educação básica. Os alunos com necessidades educacionais especiais e, em destaque, os surdos e pobres que frequentam a escola regular demonstram, via de regra, dificuldades de aprendizagem. Os professores destes alunos também têm dificuldades em atuar junto a eles. O processo de inclusão é complexo, com sérios problemas de ensino e de aprendizagem. É comum a idealização do trabalho pedagógico por parte da maioria dos professores e a transferência de responsabilidades sobre este trabalho fica cada vez mais evidenciada. Empurra-se para a família, para as instituições, para programas paralelos do sistema e culpa-se outrem pelas dificuldades de enfrentamento. A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa e utilizou -se a coleta de informações e dados sobre o público-alvo, no caso, estudantes surdos. Foram realizadas também, pesquisas bibliográficas referentes ao assunto estudado. As maiores dificuldades percebidas e que dificultam o processo de ensino e aprendizagem destes alunos surdos, inclusos na escola regular foram a falta de preparo e a insegurança dos professores. A inclusão é uma garantia de direitos na educação e o preparo de profissionais para este direito é dever do estado e, ambos, precisam ser efetivados como políticas públicas adequadas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53718
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV