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dc.contributor.authorChiquitto, Liliane Malinovski Padilhapt_BR
dc.contributor.otherSoczek, Marcia Barbosa, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-20T19:21:28Z
dc.date.available2021-05-20T19:21:28Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53717
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Márcia Barbosa Soczekpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente artigo tem por objetivo analisar como a proposta pedagógica de uma escola do campo aborda a temática da pobreza e da desigualdade social. O tema em questão está presente em vários setores da sociedade, porém recebe mais visibilidade quando ocorre nas grandes cidades e suas periferias, porém isso não significa que nas áreas rurais não se encontrem pessoas em situação precária. O foco deste trabalho é refletir sobre qual é o papel da escola do campo no enfrentamento da pobreza e da desigualdade social, a partir do estudo de caso e da análise documental, com base nos princípios teóricos de Dermeval Saviani (2005) e Miguel G. Arroyo (2014), e utilizando-se dos documentos oficiais da Escola do Campo Municipal Rosa Picheth, localizada no distrito de Guajuvira, município de Araucária, região metropolitana de Curitiba (PR). A problematização dessas questões faz-se necessária, tendo em vista que através de intervenções pedagógicas é possível que ocorra a transformação da realidade do principal sujeito da educação, o aluno. O que se constata nos documentos são os indicativos de que desigualdade social e pobreza devem ser discutidos no espaço escolar, não apontando diretamente para ações concretas que diminuam a parcela da população que vive nessas condições, mas possibilitando a reflexão sobre o assunto, conforme é o papel da escola, na busca de alternativas para a transformação social.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (18 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.titleA escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade socialpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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